Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Cardamomo – Propriedades Medicinais

O cardamomo é uma planta asiática, cujo nome científico é Elettaria cardamomum. Ele é usado em países da Ásia há milhares de anos e foi trazido da Índia para a Europa pelos vikings. Seu parentesco mais próximo é com o gengibre, o que explica o sabor forte e levemente picante. Por isso, os egípcios costumavam mascar as sementes do cardamomo como forma de limpar os dentes e melhorar o hálito.

Hoje em dia, o cardamomo é muito usado nos países asiáticos e também no ocidente como condimento. Um dos usos mais conhecidos é no café, porque acredita-se que o seu potencial afrodisíaco equilibra o efeito de queda na libido proporcionado pela cafeína. A semente também é utilizada no preparo do famoso chai indiano.

Pesquisas atuais apontam para os benefícios trazidos pelo cardamomo. Além de contar com várias substâncias positivas para o organismo, ele também tem propriedades tidas como medicinais. Por isso, vale a pena incluir o condimento na alimentação, mesmo que em pequenas quantidades.Ele pode ser usado nas massas de pães, bolos e carnes, bem como no preparo do chá e do café.

Cardamomo

Cardamomo

Propriedades:

Popularmente, o cardamomo é conhecido por ter propriedades

  • antissépticas
  • digestivas
  • diuréticas
  • expectorantes
  • laxantes

Por isso, ele pode ser usado no tratamento de problemas de digestão, como a dispepsia e gastrite, além de aliviar dores de estômago, náuseas e vômitos. Devido à ação expectorante, o cardamomo é indicado para combater os problemas respiratórios, incluindo a tosse e a bronquite.

Cuidados

O consumo excessivo do cardamomo pode trazer efeitos colaterais, como enjoos e vômito. O ideal, portanto, é ingerir a semente com moderação e, se for observado qualquer tipo de reação estranha, procurar um especialista.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email