Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Candeia – Propriedades Medicinais

A candeia (Gochnatia polymorpha) é amplamente utilizada para a produção de cercas, por ser uma madeira resistente a água e outras intempéries. Além disso, as folhas da árvore, comum no cerrado brasileiro, são usadas pelos povos nativos há centenas de anos para fins medicinais.

Interessados nas propriedades da planta, pesquisadores da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) desenvolveram um estudo com os princípios ativos encontrado nas folhas. O resultado parcial encontrado comprovou aquilo que os antigos já desconfiavam: o cambará é capaz de amenizar problemas respiratórios e gastrointestinais.

Candeia

Candeia

Nomes Populares:

  • Candeia
  • Cambará
  • Cambará do Mato
  • Cambará Guaçú
  • Cambará de Folha Grande

Propriedades

A pesquisa feita na Uniplac, coordenada pelo professor Valfredo Schlemper, testou o extrato das folhas da candeia em tecidos retirados de um porquinho da índia. Com a ajuda de uma proteína produzida pelo organismo humano, os cientistas simularam contrações intestinais nesse ambiente controlado. Um software específico mostrou que a aplicação do extrato aumentou a atividade antiespasmódica do tecido, comprovando o conhecimento popular de que a candeia traz benefícios para as dores abdominais.

Cuidados

O resultado é importante, mas não serve para concluir que a planta pode ser usada como medicamento. Outros estudos precisam ser realizados para que sejam efetivamente comprovadas as propriedades da candeia ou cambará.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email