Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Borragem – Propriedades Medicinais

A borragem (Borago officinalis L.), conhecida no Brasil também por borrage, borracha, borracha-chimarrona e foligem, é uma planta medicinal. É uma planta herbácea anual, mediterrânea, crescendo em terras ricas em azoto. Fora de algumas zonas da Alemanha ou do norte da Espanha onde é utilizada como legume, o seu cultivo é feito principalmente para a produção de sementes. A planta é rica em mucilagem e nitrato de potássio.

Seu uso é mais conhecido através do óleo de borragem. Este óleo é extraído da semente da planta e é usado em problemas cutâneos, tanto por aplicação tópica como por ingestão. É também indicado o uso de chás, mas pelo fato das folhas da borragem possuírem pelos, é necessário passar o chá por um processo de filtração antes de tomar. As suas flores são também utilizadas. As flores e as folhas contêm alcalóides pirrolizidínicos, e é por causa desses compostos que o seu uso é geralmente desaconselhado durante a gravidez, pois podem causar graves danos ao feto. Tais compostos estão também envolvidos em hepatotoxicidade e atividade carcinogénia, desaconselhando-se o seu uso prolongado. (Fonte: Wikipedia)

Nomes Populares da Borragem

Como o Brasil é um país muito extenso, é comum que as plantas tenham nomes diferentes em cada região. Veja abaixo alguns nomes populares da borragem:

  • borage,
  • borracha,
  • borracha chimarrona,
  • borrage,
  • foligem.

Propriedades Medicinais da Planta

É uma planta muito rica em propriedades medicinais. Ela é adstringente, antigripal, anti inflamatória,depurativa, diaforética, diurética, emoliente, expectorante, laxante, sudorífera e tônica.

O uso da planta é indicado em casos de abscessos, problemas do coração, problemas do fígado, cirrose hepática, diabete, eczema, edemas, enfisema, escarlatina, febre, gota, herpes, inchaço, inflamações, litíase, nefrite, oligúria, resfriado, reumatismo, rins, varicela e vesícula.

Quem sofre com a depressão também pode contar com a planta no tratamento. Também é usada para tratar a hiperatividade infantil, o nervosismo e a tensão pré-menstrual.

Para problemas respiratórios como a tosse, o catarro, dores de garganta, bronquite, e inflamação no pulmão, o chá de borragem é bem eficaz.

Borragem

Nesta foto dá para perceber bem os pelos das suas folhas

E também pode ser usado no tratamento de problemas urinários como o catarro da bexiga e vias urinárias, ardor da bexiga, inflamação nos rins e inflamação da bexiga.

A borragem ainda é indicada para aliviar tumores, pois evita o envelhecimento precoce das células. E também ajuda a melhorar os cabelos sem vitalidade e reduz as manchas na pele, assim como a psoríase, sardas e fortalece as unhas quebradiças.

Cuidados

É necessário limpar bem a planta e filtrar o chá a fim de evitar os pelos da borragem, pois podem provocar reações alérgicas.

E como já foi dito anteriormente, a planta não deve ser usada por gestantes e também não deve ser ingerida em excesso.

Receitas e Naturais em seu email