Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios da Damiana

Turnera Diffusa é o nome científico da planta damiana, conhecida por seus vários usos medicinais. Originária da América Central, principalmente na região do México, a damiana era muito usada pelos povos nativos, como os astecas e os maias, que faziam chá das folhas da planta e bebiam misturado com açúcar para melhorar a potência sexual ou apenas como afrodisíaco para ambos os sexos.

A Damiana é um arbusto pequeno e que produz flores também pequenas e aromáticas ao longo do verão, sendo substituídas em seguida por frutas bem semelhantes ao figo. Seu aroma é conhecido por ser similar ao da camomila, devido à presença de um óleo na planta. Seu efeito é rápido e, em poucos dias, a pessoa que se trata com damiana já percebe alterações em seu quadro clínico.

Onde encontrar a damiana? A planta costuma ser vendida na maioria das farmácias de manipulação e também em lojas de produtos naturais. É possível encontrá-la à venda em sua forma natural (folhas secas para o preparo de chás e infusões) ou em cápsulas, já prontas para consumo.

Nomes Populares

A damiana é conhecida por diversos nomes, tais como chanana (no Ceará), damiana-mexicana, damiana-do-México, albina, erva-damiana, turnera-de-folha-olmo e turnera aphrodisíaca (sinônimo do seu nome científico).

Damiana

Damiana

Propriedades

De acordo com um estudo publicado no ano de 1999, pela revista Psychopharmacology, o consumo da damiana em altas doses (1mL/ Kg) melhorou o desempenho sexual de ratos a níveis de ereção, ejaculação e número de cópulas. Os investigadores responsáveis pela pesquisa constataram ainda que a ingestão combinada com outras plantas também conhecidas por efeitos afrodisíacos (ginseng, ginkgo biloba, tribulus terrestris e pau de cabinda) potencializa a ação da damiana.

Além da comprovada eficácia contra disfunções sexuais, a damiana supostamente é eficaz para casos de prisão de ventre, frigidez feminina, incontinência urinária, inflamações na próstata, tosse, asma, cistite, bronquite, rinite, reumatismo, alterações no fluxo menstrual, diarreia e atua no controle da taxa de glicose no organismo e na prevenção de doenças de Parkinson e Lou Gehrig, porém ainda sem comprovação científica.

Posologia

A posologia típica é de 1 colher de sopa de chá, 1 a 2 vezes ao dia, ou em caso do consumo em comprimidos, 500 a 1000mg por dia. Seu uso, entretanto, deve ser devidamente acompanhado por um médico, pois o seu excesso pode provocar alguns males à saúde descritos abaixo.

Seu efeito é rápido e em poucos dias a pessoa que se trata com damiana já percebe alterações em seu quadro clínico.

Contraindicações

Apesar de interessante, seu uso, entretanto, deve ser por curtos períodos e devidamente acompanhado por um médico, pois o excesso pode provocar ansiedade, insônia, taquicardia, irritação no intestino e sobrecarregar o fígado em caso de overdose.

O uso da damiana, assim como várias outras medicinas, também é contra indicado para grávidas, lactantes e pessoas que sofram de hipoglicemia ou problemas cardiológicos.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email