Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Banchá – Propriedades Medicinais

Shen Nong é um mitológico imperador da China, que teria governado há cerca de 5000 anos. Reza a lenda que ele estava descansando embaixo de uma árvore, enquanto alguns de seus servos ferviam água. Algumas folhinhas se desprenderam da árvore e acabaram caindo na vasilha de água. O cheiro atraiu o imperador, que quis provar a bebida. Ele ficou maravilhado com o sabor do chá e nunca mais deixou de tomá-lo.

Essa história seria a origem do consumo dos chás, derivados da Camellia sinensis (suposta árvore debaixo da qual Shen Nong se sentou). Dentre eles, está o ban-cha (fala-se ban tiá), que se assemelha ao chá verde. Para produzir o chá verde, são usadas as folhas mais jovens da Camellia sinensisO banchá, por sua vez, é feito com folhas mais maduras, que tenham ficado no pé por pelo menos 3 anos.

Banchá

Banchá

Por causa dessa diferença, o sabor do banchá é bem menos amargo e ele contém menor quantidade de cafeína que o chá verde. Os benefícios para a saúde, porém, são parecidos com o do seus “irmãos”. O banchá também contém alto teor de substâncias antioxidantes, além de sais minerais essenciais.

Propriedades:

  • O chá é diurético, tonificante, anticoagulante e antibiótico;
  • Por causa dos polifenóis, o banchá ajuda a regular a pressão e o colesterol alto;
  • O cariofileno e o indol previnem a formação de cáries nos dentes;
  • Por combater bactérias, ele indicado para auxiliar no tratamento de infecções;
  • Os antioxidantes fortalecem o sistema imune;
  • Ele ainda acelera o metabolismo e contribui para o emagrecimento.

Cuidados

Assim como todo chá, o banchá não deve ser consumido em excesso, mesmo com todos os benefícios. Além disso, é importante procurar um médico antes de fazer uso da erva para qualquer fim.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email