Andiroba – Propriedades Medicinais

A Carapa guianensis, conhecida popularmente como andiroba, é uma árvore da família Meliaceae (mesma do cedro, canjerana, mogno e cinamomo). O nome deriva de andi-roba, palavra do tupi-guarani que significa gosto amargo e se refere às sementes desta árvore.

A andiroba é nativa da Amazônia, sendo muito utilizada pelas populações da região Norte do Brasil. O óleo e as gorduras da planta são extraídos e utilizados para a produção de: repelente de insetos, anticépticos, cicatrizantes e antiinflamatórios.

Popularmente, o óleo da andiroba é utilizado para contusões, inchaços, reumatismos e cicatrizações, esfregando-se sobre o local machucado. Como repelente, há quem passe o óleo sobre a pele e quem queime o bagaço para espantar os insetos. Na indústria cosmética, usa-se o óleo em sabonetes, xampus e cremes. O óleo é usado também como reconstituinte celular da pele, eliminando inflamações e dores superficiais.

Os benefícios da andiroba são reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Saúde do Brasil, que definiu a planta como possuidora de propriedades fitoterápicas. Conheça mais sobre as propriedades da andiroba.

(Fonte: Wikipedia)

Nomes Populares: 

Andiroba

Sementes da andiroba

  • andirava;
  • aruba;
  • saruba;
  • canapé;
  • carapa;
  • castanha-mineira;
  • angirova;
  • purga-de-santo-inácio.

Propriedades:

A andiroba possui diversas propriedades medicinais e cosméticas. A planta pode ser utilizada no combate das infecções respiratórias, dermatites e úlceras, além de funcionar como cicatrizante e antitérmico.

A casca e as sementes da andiroba possuem meliacinos, que são compostos muito amargos que têm importante função em nosso organismo:

  • estudos realizados nos EUA e Europa mostraram que os meliacinos combatem a artrite e o cancro uterino;
  • essas substâncias também têm ação antiinflamatória e antireumática;
  • os meliacinos também agem como inseticida, funcionando como repelente de insetos.

Um pesquisador americano registrou recentemente a patente da utilização da andiroba no tratamento das celulites. Estudos mostraram que os lipídios presentes na andiroba são capaez de inibir enzimas responsáveis pelo acúmulo de gorduras e conversão das nossas células em adipócitos.

Modo de usar

A infusão das folhas e decocção da casca da andiroba podem ser utilizadas no tratamento de diversas doenças como o reumatismo, febre, inflamação e cicatrização de feridas. Mas fique atento: muitos estudos comprovam as propriedades medicinais da andiroba, mas seu uso não substitui a consulta com um bom médico. Com doença não se brinca!


Pesquisar
Pesquisa personalizada
Receitas e Naturais em seu email
Email

Receita Natural em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossos artigos.



Fechar