Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Alfarroba – Propriedades Medicinais

A alfarroba é o fruto da planta conhecida como alfarrobeira (Ceratonia siliqua). A árvore é originária da região mediterrânea e pode chegar a 20 m de altura. Seu fruto é protegido por vagens (ver imagem) e são bastante adocicados, sendo usados no preparo de doces e de chocolate.

As primeiras referências ao uso da alfarroba surgem na Mesopotâmia antiga (onde hoje é o atual Iraque). As vagens da planta foram usadas na região para o preparo de sucos e doces, com grande apreciação entre os mesopotâmios. Vários textos antigos fazem menção ao cultivo da alfarrobeira nos países do Oriente Médio e do Norte da África.

Indícios apontam que os romanos mastigavam as vagens secas da alfarroba, por causa do sabor adocicada. Acredita-se também que as sementes foram usadas pelos egípcios na preparação das múmias, pois algumas foram encontradas nos túmulos dos faraós. Já no século XX, durante a Segunda Grande Guerra, os soldados consumiam a alfarroba seca como forma de suplementar a alimentação.

Curiosidade: a palavra quilate, usada como unidade de medida para metais preciosos, se refere às sementes da alfarroba. Durante muito tempo, o ouro e as pedras preciosas eram pesados contra as sementes. Mais tarde, a expressão também passou a ser usada para se referir à pureza do ouro.

Nomes Populares:

Alfarrobeira

Alfarrobeira

  • pão-de-joão
  • pão-de-são-joão
  • figueira-de-pitágoras
  • figueira-do-egito

Propriedades:

A alfarroba é um alimento saudável e bastante nutritivo:

  • Contém vitamina B1, que estimula o bom funcionamento dos músculos e do coração, além de melhorar o sistema nervoso e o raciocínio;
  • Também é fonte de vitamina B2, que participa do metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos durante a digestão;
  • Possui vitamina A, substância fundamental para a formação dos dentes e dos ossos, bem como para a boa saúde da visão;
  • Ainda é rica em cálcio, magnésio, ferro, potássio e sódio.

O chocolate feito com a alfarroba é tido como opção mais saudável em relação aos chocolates comuns, por conter menos gorduras e açúcares mais benéficos. O consumo do doce é indicado em dietas de emagrecimento.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email