Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tintura de Melissa

As tinturas, assim como os chás, são receitas que extraem as propriedades ativas das plantas medicinais. A diferença é que na infusão os componentes benéficos são extraídos por meio da água e do calor. Já no preparo das tinturas, esse mesmo processo é feito em solução alcoólica. Assim, as tinturas conseguem preservar as propriedades das ervas por mais tempo.

A melissa (Melissa officinalis), também conhecida como erva cidreira, possui propriedades calmantes, sendo indicada para casos de nervosismo,insônia e ansiedade. Além disso, ela contém substâncias que ajudam na digestão, e atua como um analgésico natural, aliviando a cólica menstrual e outras dores.

A tintura preparada com a erva cidreira pode ser usada para combater a falta de sono, o estresse e a depressão leve. Aplicada diretamente sobre a pele, ajuda a aliviar as dores reumáticas, além de atuar como um repelente natural de efeito moderado. Veja como fazer o remédio em casa.

Melissa

Melissa

Você vai precisar de:

  • 10 g de folhas secas de melissa
  • 50 ml de álcool 70%
  • 1 frasco escuro com conta-gotas

Modo de Preparo:

Primeiramente, aperte as folhas com as mãos para que elas se triturem. Se você tem a erva cidreira em casa, deixe-a secar à sobra durante alguns dias e depois quebre as folhas em pedacinhos. Coloque em um vidro com o álcool e deixe a mistura descansar em local fresco por pelo menos 15 dias. Depois desse tempo, coe com um pano de algodão novo e limpo e use um funil para colocar no frasco de cor escura.

Posologia

Para casos de insônia, ansiedade, nervosismo ou má digestão, pingue gotas da tintura em um copo de água e beba 2 vezes ao dia. Já para as dores reumática, aplique sobre a pele algumas gotas sobre a área dolorida e esfregue com cuidado.

Precauções

A tintura deve ser evitada por pessoas que não podem consumir álcool, como gestantes, crianças e alcoolistas em tratamento. Nesses casos, é melhor fazer uso do chá preparado com a planta.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email