Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tintura de Castanha da Índia

Estamos sempre falando dos benefícios dos chás, mas existem também as tinturas, que servem para conservação das propriedades medicinais de algumas plantas e ervas medicinais. Devido ao uso do álcool, a tintura dura por mais tempo (até 2 anos) e traz bons resultados no tratamento de diversos problemas.

A castanha da índia (Aesculus hippocastanum), por exemplo, pode ser usada no preparo de uma tintura que serve para melhorar a circulação de um modo geral. A semente da planta, como já comentamos anteriormente é um tônico circulatório, além de atuar como adstringente, anti- hemorrágico e anti-inflamatório.

Por isso, a tintura de castanha da índica é indicada para melhorar varizes, hemorroidas, inchaço, sensação de pernas pesadas e problemas relacionados à má circulação. É possível adquirir a tintura pronta em farmácias especializadas. No entanto, preparo do remédio natural é bem simples. Veja como fazer!

Castanha da Índia

Castanha da Índia

Você vai precisar de:

  • 5 colheres (sopa) de pó de castanha da índia
  • 1 garrafa de álcool 70%

Modo de Preparo:

O pó da castanha da índia pode ser encontrados em casas de chás e produtos naturais. Com o auxílio de um funil, você deve colocar o pó com cuidado dentro da garrafa de álcool. Depois tampe, agite bem e deixe descansar por 2 semanas em uma janela que tome sol. Após esse tempo, coe a tintura em filtro de pano ou papel e guarde em uma garrafa de vidro escuro.

Posologia

Para consumir, dilua 5 colheres (sopa) da tintura em 1 litro de água. Beba esse líquido em pequenas porções ao longo do dia.

Precauções

Por causa do álcool, a tintura de castanha da índia deve ser evitada por pessoas que sofram com o alcoolismo. Mulheres gestantes e crianças pequenas também deve evitar o remédio, por causa das contraindicações da castanha da índia. Antes de fazer uso do remédio caseiro, converse com o médico e veja se ele poderá ser benéfico para o seu caso.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email