Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Desodorante Natural

As glândulas sudoríparas são responsáveis por eliminar líquidos através da pele. Esse processo é fundamental para o equilíbrio osmótico das células e também para manter nossa temperatura corporal. Por isso, não tem de errado em suar.

Muita gente pensa que o odor desagradável das axilas é causado apenas pelo suor, mas isso não é verdade. O que acontece é que essa região do corpo é bastante propensa à proliferação de bactérias. Quando o suor entra em contato com essas bactérias, ocorre uma reação que libera o cheiro que todos nós conhecemos.

Os desodorantes contém produtos que atuam na proliferação dessas bactérias, além de reduzirem o suor (antitranspirantes). Se você não quer comprar os produtos industrializados, dá pra fazer em casa um desodorante natural. O segredo está nos óleos essenciais, que têm ação bactericida. Siga a receita para preparar em casa.

Aprenda a receita do desodorante natural

Aprenda a receita do desodorante natural

Você Vai Precisar De

  • 3 colheres (sopa) de óleo de jojoba
  • 3 colheres (sopa) de cera de abelha derretida
  • 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco
  • 1/4 colher (chá) de óleo de germe de trigo
  • 5 gotas de óleo essencial de cravo
  • 5 gotas de óleo essencial alecrim
  • 5 gotas de óleo essencial tea tree (melaleuca)
  • 5 gotas de óleo essencial de limão siciliano

Modo de Preparo

Primeiro pique a cera de abelha e coloque em uma panela para derreter. Depois que ela estiver totalmente líquida, abaixe o fogo e acrescente o amido de milho, o óleo de jojoba, o bicarbonato de sódio, o óleo de coco e o óleo de germe de trigo. Misture bem até obter uma mistura homogênea. É importante bater bastante para que o amido não forme grumos. Assim que a massa estiver lisa, retire do fogo. Então junte todos os óleos essenciais. Misture novamente para que os óleos sejam incorporados.

O seu desodorante natural deve ser guardado em um vidro totalmente esterilizado. Se você for reaproveitar o vidro, mergulhe-o em água fervente para tirar todos os possível microrganismos. Faça o mesmo com a tampa, que também pode armazenar fungos e bactérias. Armazenando a mistura corretamente, ela terá validade de até 6 meses. O ideal é guardar o frasco em local fresco e seco, como o armário do banheiro.

Cuidados

A receita contém óleo de limão. Como a fruta possui ácidos, o desodorante nunca deve ser utilizado quando a pessoa for se expor diretamente ao sol, pois isso pode causar queimaduras e manchas na pele. O uso apenas durante o dia com peças de roupa sobre a região das axilas não é prejudicial.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email