Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Bicarbonato É Bom Para Curar Afta?

O que chamamos corriqueiramente de afta é, na verdade, uma estomatite aftosa. O nome vem do grego aphtha, que significa úlceras na boca. As aftas se caracterizam por pequenas úlceras que se formam na parte interna da boca. Elas costumam ter o entorno avermelhado e um miolo de cor amarelo-esbranquiçada, típico das infecções.

Além de doer, a afta incomoda bastante. Quando estão na parte mais externa da cavidade bucal ou na língua, dificultam a fala e alimentação. Já quando aparecem no fundo da garganta, são confundidas com inflamações mais sérias.

O problema é muito comum. Por isso, quase todo mundo conhece pelo menos uma receita para combater as aftas. Só que essas indicações caseiras nem sempre são eficazes.

Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é um dos mais indicados para acabar com a afta. Muita gente diz que aplicar o pó diretamente sobre a região dolorida é tiro e queda para secar a úlcera. Porém, apesar de agir como anti-fúngico e ter outros benefícios, o bicarbonato não é a melhor opção natural para tratar as aftas. O bicarbonato pode causar uma espécie de queimadura na região, o que dá a impressão de cicatrização. No entanto, essa lesão pode evoluir para uma inflamação ainda mais séria. O uso do bicarbonato é contraindicado por especialistas.

Veja como as aftas aparecem

Veja como as aftas aparecem

Se você quiser usar o bicarbonato, a dica da dentista Marta Silvestre é diluir 1 colher (chá) de bicarbonato em 1 copo (200 ml) de água. Depois, basta usar a mistura fazer bochechos todos os dias. Esse procedimento é bem menos agressivo que a aplicação direta do pó sobre os ferimentos, mas leva alguns dias para trazer resultados.

Outras Informações:

  • O melhor tratamento para aftas é não mexer nelas. Com o passar dos dias, a afta se cura naturalmente e cicatriza.
  • Normalmente uma afta dura de 1 dia a 2 semanas. Porém, aftas maiores podem levar até 6 semanas para desaparecerem.
  • Cinza de cigarro e outras formas de queimar a afta são perigosos, porque machucam a pele e podem levar ao surgimento de infecções;
  • A higienização adequada da boca e dos dentes é fundamental para prevenir a formação de aftas;
  • Frutas ácidas como laranja, limão e abacaxi podem contribuir para o surgimento das aftas;
  • Pessoas que têm aftas recorrentes podem se beneficiar com o consumo de couve, pois a planta tem ação anti-inflamatória;
  • O própolis, costumeiramente indicado para aliviar o problema, pode causar muita dor, mas tem efeito cicatrizante.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email