Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Óleo Essencial de Melaleuca

O óleo essencial de melaleuca é extraído da arvore que recebe o mesmo nome. Ela também é chamada de árvore-do-chá ou tea tree e por causa dos seus reconhecidos benefícios vem sendo bastante utilizada pela aromaterapia. Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse óleo essencial tão versátil e positivo para o nosso organismo.

Para que serve?

As utilidades do óleo essencial de melaleuca são inúmeros. A ele são atribuídas as propriedades de

Óleo Essencial Tea Tree

Óleo Essencial Tea Tree

  • antibiótico;
  • antiviral;
  • balsâmico;
  • bactericida;
  • cicatrizante;
  • revigorante;
  • expectorante;
  • fungicida;
  • inseticida;
  • estimulante;
  • sudorífero.

Por tudo isso, o óleo é muito indicado para aliviar os problemas respiratórios, como a tosse, a asma, a bronquite e as dores de garganta. Sua ação como estimulante do sistema imune faz com que ele auxilie na prevenção de infecções e diversas outras doenças. Nos casos de depressão, ansiedade, insônia e cansaço, o óleo essencial de melaleuca também pode ser usado, com resultados bastante positivos.

Como usar?

As possibilidade de uso do óleo essencial de melaleuca são tão variadas quanto as suas propriedades e vão desde a aplicação direta até a aromatização de ambientes. Veja algumas opções:

Espinhas

O óleo de melaleuca é muito bom para amenizar as espinhas. Ele pode ser aplicado diretamente sobre a pele ou mistura com óleo vegetal (3 gotas de óleo vegetal para cada gota de óleo essencial de melaleuca). Ambos podem ser usados diariamente até que as acnes desapareçam por completo.

Dor de Garganta

Nos casos de dor garganta ou dor de dente, o óleo essencial de melaleuca deve ser usado no preparo de um gargarejo. Para tanto, use 500 ml de água morna, 1 colher (sopa) de mel, 1 gota de óleo essencial de melaleuca e 1 gota de óleo essencial de eucalipto. Misture bem e faça gargarejos diários, tomando cuidado para não ingerir o líquido.

Pele Oleosa

Se a sua pele é muito oleosa, faça uma máscara usado um pouco de argila verde, 3 a 5 gotas de óleo essencial de melaleuca e água mineral até formar uma pasta. A máscara deve ser aplicada sobre a pele limpa e seca. Deixe agir por cerca de 30 minutos ou até ficar bem seca. Enxágue com água morna e seque delicadamente com uma toalha macia.

Caspa

As pessoas que sofrem com a caspa podem aposta no óleo. A dica é acrescentar 4 gotas em 200 ml de shampoo neutro (comprado em farmácias de manipulação). Esse shampoo deve ser usado diariamente, preferencialmente na região do couro cabeludo. O resultado pode ser observado em alguns dias.

Sistema Imune

Para estimular o sistema imune e ajudar na prevenção de doenças, o óleo essencial de melaleuca deve ser usado no ambiente de casa ou do trabalho. Coloque 1 gota do óleo no aromatizador 2 vezes ao dia e aproveite os seus benefícios por meio da inalação.

Micose

No tratamento da micose, o óleo essencial de melaleuca deve ser misturado ao óleo vegetal de copaíba na seguinte proporção: 5 gotas do primeiro para cada 5 ml do segundo. Essa mistura deve ser aplicada sobre a região do corpo com micose em uma gaze. Deixe o curativo agir e vá trocando periodicamente.

Pele

Você pode potencializar o seu hidratante de uso diário com algumas gotas (2 a 6) de óleo de melaleuca. Dessa forma, o produto vai ajudar a combater espinhas, além de cuidar da pele profundamente. Quanto maior for a quantidade de óleo, mais forte ficará o potencial de hidratação.

Artrite

A dor e o inchaço causados pela artrite podem ser aliviados pelo uso constante do óleo essencial de melaleuca. Para tanto, acrescente 20 gotas do óleo em 60 ml de óleo de semente de uva. Agite bem antes de usar e aplique diretamente sobre as regiões mais doloridas. Massageia delicadamente até a região ficar levemente aquecida. Esse processo pode ser repetido de 2 a 3 vezes por dia.

Tosse

A tosse, a bronquite, a asma e outros problemas respiratórios melhoram bastante com o uso do óleo essencial de melaleuca. O ideal é acrescentar 10 gotas da substância em um vaporizador e aspirar de 5 a 10 minutos. Esse procedimento pode ser repetido 2 vezes ao dia, até que o problema se amenize.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email