Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Óleo de Coco nos Cabelos: Como Fazer a Hidratação

O óleo de coco é muito usado na culinária e por ser considerado uma fonte de gordura boa, é muito indicado para cuidar da saúde. Mas apesar de ser considerado um tipo de óleo bom para a saúde, algumas pesquisas recentes mostraram que o uso em excesso do óleo de coco pode ser prejudicial, podendo entupir as veias. Por isso, se você usa esse óleo em suas receitas, use com moderação.

Ele também é muito usado na hidratação da pele. São muitas as receitas caseiras que usam o óleo de coco para deixar a pele macia e hidratada. Além disso, ele também é muito usado como matéria-prima nos produtos industrializados. Mas você já imaginou usar esse óleo para hidratar os seus cabelos? Isso mesmo! O óleo de coco é excelente também para hidratar os fios e deixá-los lindos e brilhantes.

A vitamina E presente nesse óleo tem ação antioxidante, que elimina os radicais livres. Isso evita o envelhecimento precoce dos fios. Por isso, quando usamos o óleo de coco nos cabelos, o envelhecimento é desacelerado, além de nutrir os fios, deixando-os mais saudáveis e brilhantes.

Ele fecha a cutícula do cabelo, deixando os fios alinhados e com brilho, além de nutrir e repor os lipídios que o nosso cabelo precisa. O óleo de coco é ideal para os cabelos ressecados e maltratados pelos processos químicos. Faz uma restauração completa, da raiz até as pontas, devolvendo o brilho e suavidade aos fios.

Por ser um produto totalmente natural, pode ser usado por qualquer pessoa, inclusive crianças e gestantes. Algumas mulheres, quando estão grávidas, têm queda de cabelo e os fios podem perder um pouco da sua hidratação natural, devido aos hormônios descontrolados nesta fase. O uso do óleo de coco pode ajudar a devolver essa hidratação perdida, sem prejudicar o bebê.

Como Usar?

Para hidratar seus cabelos usando o óleo de coco, você tem várias opções:

Conheça diversas formas de usar o óleo de coco nos cabelos

Umectação Tradicional

Para fazer a umectação, você deve passar o óleo de coco nos cabelos secos, mecha a mecha, da raiz até as pontas. Depois deixe o produto agir por 1 hora. Em dias mais frios, é aconselhável usar uma touca plástica na cabeça para que o óleo não endureça nos fios. Se você não tem muito tempo, deixe o óleo agindo enquanto faz suas tarefas de casa.

Passado o tempo de espera, basta lavar os cabelos normalmente com shampoo (lave sempre duas vezes), depois use o condicionador de costume ou uma máscara de hidratação rápida para finalizar. Enxágue e deixe o cabelo secar naturalmente.

Umectação Inversa

Para esse tipo de hidratação, é preciso que os cabelos estejam úmidos. Você pode lavar ou somente molhar os fios, pois o cabelo pode estar limpo ou sujo, não faz diferença.

Depois de umedecer os fios e retirar o excesso de água com uma toalha, você deve misturar uma colher (de sopa) de óleo de coco com uma colher (de sopa) de creme hidratante em um potinho. Aplique esta mistura nos fios, evitando a raiz. Deixe agir por 30 minutos e depois lave os cabelos com shampoo e use um condicionador de sua preferência. Enxágue bem e depois aplique um leave-in. Deixe secar naturalmente.

Óleo de Coco nas Pontas

Se você deseja uma hidratação rápida, somente nas pontas dos cabelos, pode usar o óleo de coco também. Basta aplicar um pouco de óleo nas pontas antes de lavar o cabelo. Deixe agir por 15 a 20 minutos e depois lave o cabelo normalmente. O óleo vai proteger as pontas, que sempre são mais ressecadas, evitando que o shampoo retire a hidratação natural dos fios.

Potencialize sua Máscara de Hidratação Capilar

Para deixar a sua máscara de hidratação ainda mais potente, adicione algumas gotinhas de óleo de coco ao creme. Misture e use a máscara conforme descrito na embalagem. Você verá que o efeito será bem melhor!

Observação: Você encontra o óleo de coco para comprar em lojas especializadas em produtos naturais e em casas de beleza.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email