Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Óleo de Cártamo

Diferentes pesquisas realizadas ao redor do mundo revelam que o óleo de cártamo favorece a perda de peso, previna as doenças do coração e ainda funciona como antioxidante. A substância, extraída das sementes do cártamo – flor semelhante ao girassol e à margarida – é usado pelos homens há milhares de anos, mas ganhou fama depois que cientistas comprovaram que ela integra o conjunto das “gorduras boas”.

Cártamo

Flor do cártamo, de onde é extraído o óleo

Propriedades Terapêuticas

Assim como outros óleos vegetais, o óleo de cártamo contém ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, como o ômega 6 e ômega 9. Essas substâncias têm a importante função de regular as taxas de colesterol, além de prevenir a pressão alta e a elevação da glicose. O óleo de cártamo ainda tem um diferencial: por ter uma alta porcentagem de ômega 6 na forma conjugada (CLA) ele também tem ação termogênica, ou seja, facilita o metabolismo de gorduras.

Outros componentes do óleo são essenciais para a manutenção de nossa saúde. A vitamina E e os flavonoides, por exemplo, têm ação antioxidante e combatem os radicais livres. Assim, quem consome o óleo de cártamo regularmente evita o envelhecimento precoce das células e o aparecimento de diversas doenças crônicas.

Indicação e Cuidados

O óleo de cártamo alimento estimula a queima de gordura, melhora os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim e ainda fortalece a imunidade. Graças a todos esses benefícios, o alimento pode ser um importante aliado do emagrecimento e da vida saudável, mas é importante estar atento às recomendações dos especialistas.

Para se beneficiar, o ideal é consumir somente 2 colheres (sopa) do óleo in natura durante o dia. Em excesso, o ômega 6 pode elevar os níveis de glicose e reduzir o bom colesterol, favorecendo o surgimento do diabetes e da obesidade. A dica, portanto, é não exagerar no uso do óleo e, se possível, consultar um nutricionista.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email