Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Leite de Soja – Propriedades Medicinais

O leite de soja, como o próprio nome já indica, é uma bebida preparada através dos grãos da soja para substituir o leite de vaca, que é o tipo de leite mais consumido no mundo. Por ser de origem vegetal e não de origem animal, o leite de soja não possui colesterol, apesar de ser mais rico em gorduras que o leite comum. Também não contém lactose, que é o açúcar do leite, mas pode conter outros tipos de açúcar, como frutose ou glicose. Muitas pessoas têm intolerância à lactose, ou seja, o organismo não consegue digerir este açúcar. Esse é um dos motivos mais comuns pelo qual as pessoas trocam o leite de vaca pelo leite de soja. Mas existem também os veganos, que são pessoas que seguem um tipo de dieta vegetariana que não ingere nenhum alimento de origem animal. Os adeptos desse tipo de alimentação preferem sempre o leite de soja.

Para que substitua o leite de vaca, o ideal é que o leite de soja seja enriquecido com cálcio, além de vitamina B12 e vitamina D, pois esses nutrientes não estão em quantidade suficiente na bebida. As bebidas de soja comercializadas normalmente são enriquecidas com cálcio, mas quando feito em casa, o leite de soja não possui as mesmas propriedades do leite de comum.

Indicado, principalmente, para quem tem intolerância à lactose, o leite de soja também é consumido por quem não gosta de leite ou não consome produtos de origem animal (veganos), como dissemos acima. Além disso, devido às propriedades da soja, o consumo de leite de soja diariamente pode ser muito benéfico para a saúde. Veja quais são as propriedades dessa bebida.

Propriedades do Leite de Soja

O consumo frequente do leite de soja pode ajudar a combater algumas doenças relacionadas com o colesterol, como o infarto do miocárdio e a arteriosclerose.

Por ser anticancerígeno, pode combater alguns tipos de câncer, como o câncer de esôfago, o câncer de pulmão, o câncer de próstata, o câncer de mama e o câncer de cólon retal.

Auxilia também nos problemas ósseos, como osteoporose e a perda óssea.

Por ter propriedades antioxidantes, o leite de soja protege o organismo contra danos celulares e evita o envelhecimento precoce das células.

Ele também é capaz de reduzir a incidência de doenças como o diabetes, o mal de Alzheimer, a litíase, doenças renais, hipertensão e os sintomas da menopausa.

Auxilia também no funcionamento do intestino.

Cuidados (Precauções)

Leite de Soja

Propriedades do Leite de Soja

O consumo diário de leite de soja não deve ultrapassar a quantidade de 3 xícaras, pois devido doses elevadas de isoflavona podem prejudicar o funcionamento da tireoide.

O leite de soja feito em casa, apesar de mais natural, não possui as mesmas quantidades de cálcio do leite comum, por isso você precisará de outras fontes de cálcio para ingerir a quantidade recomendada.

Assim como o leite de vaca, o leite de soja pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, por isso alguns médicos não indicam o uso de leite de soja em crianças com alergia ao leite comum.

Receitas e Naturais em seu email