Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Qual É o Melhor Remédio Natural Para a Tosse?

A tosse é um problema bastante incômodo que pode ser causado por diferentes fatores. Na verdade, ele é um reflexo do nosso sistema nervoso, uma forma de reação contra algo que está irritando o sistema respiratório. Com o ato de expelir ar pela boca e nariz, conseguimos eliminar o muco e os microrganismos que estão irritando o sistema respiratório.

Água: o Melhor Medicamento

O melhor medicamento para combater a tosse é barato, acessível e sem contraindicações. Estamos falando da água, uma forma natural de driblar a tosse e outros problemas respiratórios. Ela ajuda a limpar as vias aéreas porque facilita a movimentação do muco sobre os cílios que revestem as vias aéreas. Além disso, a ingestão de água faz com que catarro se torne menos seco. Assim, o próprio organismo elimina o catarro acumulado.

Atenção: o processo de expectoração envolve o ato de tossir. Por isso, beber água não vai fazer com que você pare de tossir, mas sim que a tosse se torne produtiva, ajudando na eliminação do catarro. Dessa forma, causa do problema é combatida, mesmo que você continue tossindo por mais alguns dias.

Tosse

Saiba qual é o melhor remédio natural para a tosse

Xaropes Para a Tosse

Se você está pensando que os xaropes vendidos em farmácias são mais eficazes que a água, vale a pena salientar que esses medicamentos nem sempre são indicados. Na verdade, existem três tipos principais de xarope:

  • mucolíticos, que fazem com que o catarro se torne menos espesso;
  • broncodilatadores, que abrem os brônquios facilitando a eliminação muco acumulado;
  • os que agem no sistema central, geralmente à base de codeína, inibindo diretamente o reflexo da tosse.

O primeiro tipo nem sempre é eficaz, porque o muco mais fluido pode não se expelido. Já o segundo tipo é indicado para alguns tipos de tosse, mas não resolve a tosse seca. O último é o mais perigoso, porque inibe a tosse mas não resolve suas causas.

Chás Para a Tosse

Os chás podem ser usados para a tosse porque hidratam o organismo. Como comentamos antes, a hidratação é fundamental para a limpeza das vias aéreas. Assim, além de água, você deve beber chás quentes ou mornos que ajudem a aliviar os sintomas da tosse e das doenças respiratórias.

No caso da tosse alérgica, o chá feito com casca de abacaxi pode ser uma boa opção. Por conter bromelina, ele atua na expectoração e na redução da reação alérgica. Outra ótima receita é o chá de eucalipto, que age como expectorante e pode ser usado para tratar a tosse e a sinusite.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email