Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Preparos de Plantas e Ervas Medicinais

Anteriormente, falamos sobre métodos de preparar as suas plantas medicinais: Infusão, Decocção, Maceração, Compressa e Infusão. Hoje teremos ainda outras formas de utilizar as ervas.

Tisana

É um tipo diferente de infusão que consiste em colocar as ervas em água fervente e deixar no fogo por alguns minutos.

Preparo: coloque 1 litro de água no fogo e quando ferver, acrescente 2 colheres da erva e tape o recipiente, deixando no fogo por 5 ou 6 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogão, deixa a bebida descansar por alguns minutos e então passe pelo coador.

Óleos Medicinais

Óleos Medicinais

Óleo medicinal

O óleo medicinal pode ser usado em massagens, máscaras, cataplasmas e produtos de beleza. Trata-se de um método que utiliza algum tipo de óleo para diluir a erva.

Preparo: para cada parte de erva acrescente 5 partes de óleo comum ou azeite. Leve a mistura em banho maria por 2 horas, sem deixar que a água ferva. Depois que esfriar, coe o óleo em um pano limpo e esprema bem o resíduo que restar no pano.

Tintura

Preparo: acrescentar 10g de erva seca ou 20g de erva fresca em 80ml de álcool (50º a 80º), triturar a mistura no liquidificador e deixar em repouso em recipiente de vidro por 5 dias, agitando de vez em quando. Depois desse tempo, coe a tintura e acrescente álcool até completar 100ml.

Tintura vinosa

A tintura vinosa é um método que utiliza vinho branco no preparo das ervas medicinais.

Preparo: para cada 100ml de vinho branco, acrescente 5g de erva seca ou 10g de erva fresca e deixe macerar em recipiente de vidro durante 1 semana. O vinho utilizado deve gradação alcoólica entre 11 e 12% e após coada a tintura deve ser mantida em um lugar fresco.

Cataplasmas

Esse método consiste em aplicar a erva sobre uma parte do corpo que esteja dolorida, inflamada ou inchada. A preparação do cataplasma varia de acordo com o tipo de erva utilizado:

  • Ervas frescas: pode ser aplicada diretamente na parte afetada, sem nenhuma preparação prévia;
  • Ervas secas: devem ser aplicadas no interior de um saquinho e aplicadas quentes ou frias, dependendo do problema;
  • Pasta: a erva deve ser moída com a ajuda de um pilão (ou almofariz) até que vire um pasta. A mistura pode ser aplicada diretamente na pele ou entre dois panos. Caso utilize a erva seca, ferva-a antes para que facilite a formação da papa.

Unguento

O unguento é uma espécie de pomada, preparada com ervas trituradas e gordura vegetal. Na hora da aplicação é preciso levar a mistura para derreter em fogo baixo.

Banhos

O método consiste em acrescentar um infuso ou tisana concentrado à água da banheira.

Receitas e Naturais em seu email