Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Dicas e Receitas Para Acabar Com a Dor de Cabeça

Ter dor de cabeça é bastante comum, mas isso não quer dizer que o problema deva ser tratado como algo corriqueiro. Em muitos casos, a dor é apenas um sintoma de algo mais grave. Por isso, é fundamental procurar um especialista sempre que as dores de cabeça forem constantes ou muito fortes.

De modo geral, a dor de cabeça é comumente causada por dois fatores principais: tensão ou má digestão. Dias muitos cansativos, barulho, insônia e outras causas podem levar a uma dor de cabeça tensional, geralmente localizada na região das têmporas. A má alimentação ou ingestão de comida em excesso também podem causar dores de cabeça, às vezes acompanhada de náusea.

Outra causa comum das dores de cabeça é a enxaqueca, que geralmente ocorre devido a fatores genéticos hereditários. Nos episódios de enxaqueca, a dor de cabeça costuma acontecer em um dos lados do crânio e é pulsante. Ela costuma ser acompanhada de outros sintomas, como náusea, fotofobia, vômitos, tontura e irritação. Se você costuma sofrer com a enxaqueca, sugerimos a leitura do artigo Enxaqueca e Alimentação, que mostra como o cardápio pode interferir nas dores de cabeça.

Atividade física e boa alimentação são ótimos para evitar a dor de cabeça

Atividade física e boa alimentação são ótimos para evitar a dor de cabeça

Evite os Analgésicos

Como as dores de cabeça são comuns, as pessoas têm o péssimo hábito de se automedicarem. Os analgésicos são os mais utilizados, porque aliviam a dor em pouco tempo, mas há um sério problema no uso desse tipo de medicação.

O uso excessivo de substâncias químicas com efeito analgésico podem alterar a resposta das zonas cerebrais responsáveis pela dor. Dito de outro modo, os remédios alteram o funcionamento do cérebro, exigindo que doses maiores da substância sejam necessárias para combater a dor. Assim, quanto mais usamos os analgésicos, menor é o efeito da medicação.

Além disso, os medicamentos podem mascaram a dor como sintoma. Em casos de tumores cerebrais, por exemplo, o uso de analgésicos atenua a dor que poderia ser o sinal a ser avaliado por um médico. O ideal é evitar o consumo de remédios para a dor e sempre procurar um neurologista ou clínico geral para que um diagnóstico adequado seja feito.

Receitas Caseiras

Algumas receitas caseiras podem substituir os analgésicos de modo mais natural. Elas devem ser usadas após a avaliação de um médico quando as dores de cabeça forem causadas por fatores mais simples, como a tensão.

Chá de Laranja e Anis

O anis estrelado é bastante usado para combater as dores de cabeça porque alivia a tensão e tem um leve efeito analgésico. Nesse chá, a especiaria é combinada com a casca de laranja, que também possui propriedades benéficas. Os ingredientes necessários são:

  • 1 litro de água
  • cascas de duas laranjas
  • 4 unidades anis estrelado

Para fazer o chá, coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, acrescente as cascas de laranja previamente lavadas e os anis. Abaixe o fogo e mantenha a fervura por cerca de 3 minutos. Depois desligue, tampe, deixe abafado por mais 15 minutos e coe. O chá deve ser consumido em pequenas porções durante o dia, evitando o uso durante a noite. Para melhores resultados, o ideal é não adoçar.

Chá Misto de Ervas

A combinação de várias ervas é outra opção para quem costuma ter dores de cabeça. Essa receita mista combina plantas medicinais que ajudam a reduzir a dor, sobretudo em casos de tensão. Caso você não encontre algumas das plantas, é possível preparar o chá mesmo assim. Os ingredientes são:

  • 1 colher (sopa) de angélica
  • 1 colher (sopa) de anis estrelado
  • 1 colher (sopa) de camomila
  • 1 colher (sopa) de sálvia
  • 1 colher (sopa) de verbena
  • 1 colher (sopa) de pariparoba
  • 1 litro de água

Coloque a água em uma panela para ferver. Depois que levantar fervura, desligue e coloque todas as ervas. Tampe a panela e mantenha abafado por cerca de 5 minutos. Depois coe e deixe amornar. Tome 1 ou 2 xícaras do chá por dia para aliviar a dor.

Chá de Louro e Camomila

Outra combinação bastante indicada para dor de cabeça é o chá de louro e camomila. Além dessas ervas, a receita leva casca de laranja e suco de limão, que também ajudam a atenuar a dor. Para fazer o chá, você vai precisar de:

  • 500 ml de laranja
  • 2 laranjas com a casca
  • 2 colheres (sopa) de camomila
  • 6 folhas de ouro secas
  • suco de 1 limão

Coloque a água para ferver em uma panela e quando entrar em ebulição acrescente a laranja picada em quatro partes, as folhas de louro e a camomila. Deixe fervendo por cinco minutos em fogo baixo, desligue e coe quando estiver morno. Então acrescente o suco de limão espremido, misture e tome 1 xícara de café de 2 em 2 horas.

Anis Estrelado

O anis é outra ótima opção para quem sofre com dores de cabeça constantes

Chá de Calêndula, Camomila e Capim-Limão

Por ajudar na tensão e atuar no sistema nervoso, ervas como a camomila e a calêndula são muito boas para quem sofre com dores de cabeça. A mistura indicada abaixo é uma boa opção. Veja os ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 1 colher (sopa) de camomila
  • 1 colher (sopa) de calêndula
  • 1 colher (sopa) de capim-limão

Coloque a água para ferver. Depois que levantar fervura, despeje sobre as ervas secas já colocadas em um recipiente que possa ser tampado. Abafe por 10 minutos, coe e, se quiser, adoce com mel. Beba 1 xícara (chá) da infusão 2 vezes ao dia, enquanto durar a dor de cabeça.

Chá de Gengibre e Camomila

Mais uma vez, a camomila pode ser usada no preparo do chá para dor de cabeça, mas dessa vez combinada com o gengibre, que atua como analgésico. Para fazer o chá em casa você vai precisar de:

  • 1 copo (250 ml) de água
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado
  • 1 colher (chá) de camomila
  • 1 colher (chá) de tília

O preparo do chá é semelhante ao dos demais. Coloque a água para ferver. Desligue assim que entrar em ebulição e acrescente as ervas. Em seguida acrescente o gengibre ralado, com a água um pouco mais fria. Abafe a mistura por cerca de 5 minutos, coe e tome em seguida, ainda morno.

Contraindicações dos Chás

  • Mulheres grávidas devem evitar o uso do anis-estrelado e de outras ervas sem o consentimento médico;
  • O uso da camomila em excesso pode causar insônia, nervosismo e náuseas;
  • Medicamentos sedativos podem ser potencializados pelo consumo do capim-limão;
  • Pessoas com gastrite ou outros problemas relacionados ao estômago não devem consumir o gengibre.

Dicas Para Evitar a Dor de Cabeça

Em muitos casos, as dores de cabeça podem ser evitadas com algumas medias simples. Evitar a tensão durante é fundamental, seja fazendo exercícios ou outras atividades relaxantes. Manter uma boa alimentação também é muito importante, pois alguns alimentos podem agravar as dores e a má digestão é uma das causas da cefaleia.

Chocolate, vinhos, refrigerantes, queijos e temperos industrializados devem ser evitados por quem tem episódios de enxaqueca ou dores de cabeça muito fortes. Uma boa noite de sono é essencial para evitar as dores de cabeça. Inclusive, você já deve ter notado que dormir mal é uma das causas da dor de cabeça.

No caso da ingestão de bebidas alcoólicas, a dor é causada pela desidratação e também pelas oscilações da glicose no sangue. Nesses casos, o melhor a fazer é beber bastante água. Comer algumas rodelas de pepino também pode ajudar.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email