Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Preparar Ervas e Plantas Medicinais

Costumamos chamar de chá todo tipo de bebida preparada com água fervente e plantas. No entanto, a palavra chá se refere especificamente à bebida feita a partir da infusão da Camellia sinensis.

Quando tratamos de outras ervas e plantas medicinais, existem diferentes formas de preparo: infusão, decocção ou maceração são os exemplos mais comuns. Existem ainda outras maneiras de se preparar as ervas para que sejam consumidas. Vejamos algumas dessas formas de preparação.

Infusão

A infusão é uma das formas mais tradicionais de preparo dos chás e usada, sobretudo, para preparar as partes mais delicadas da planta, como a folha, a flor e o fruto. Nesse processo, a erva não é fervida junto com a água, mas as ervas são adicionadas após a água atingir a temperatura ideal e depois deixada em repouso.

Infusão

Infusão de chá

Preparo: despejar 1 litro de água sobre 2 colheres da erva, tampar bem e deixar que repouse por cerca de 10 minutos.

Decocção

É um método utilizado para tratar as partes mais rígidas da planta, como a casca, a raiz ou mesmo caule. Para tanto, é necessário ferver a erva em fogo brando durante alguns minutos.

Preparo: colocar 2 colheres da erva em um litro de água fria e deixar ferver em fogo brando por cerca de 5 a 10 minutos. Após esse tempo, deve-se tirar o recipiente do fogo, tampá-lo, deixar em repouso por alguns minutos e só depois coar.

Maceração

Com a maceração os minerais e vitaminas presentes na erva são melhor aproveitados do que nos métodos anteriores. Uma vez que não entram em contato com água fervente, todo potencial da planta poderá estar disponível.

Preparo: a planta deve ser picada em pequenos pedaços, colocada de molho em água fria por cerca de 24 horas e depois coada.

Compressas

O método consiste em aplicar sobre uma parte do corpo lesionada um pano embebido em um preparado de ervas medicinais. O uso de compressas é tópico.

Preparo: cozinhar as ervas até obter um líquido bastante concentrado (de 3 a 4 vezes mais que na infusão do chá). Depois, um pano limpo deve ser imerso nessa substância, torcido e aplicado diretamente na pele, onde há lesão.

Inalações

O vapor obtido com a fervura das ervas também pode ser utilizado no tratamento de enfermidades, principalmente problemas respiratórios como tosse, bronquite, asma etc. É uma forma simples também de auxiliar na umidade do ambiente que fica muito seco em determinadas épocas do ano.

Preparo: prepare uma tisana com a erva (leve ao fogo 1l de água e duas colheres de erva por cerca de 5 minutos), mantendo o vapor com o recipiente tampado. Depois que esfriar um pouco, use um funil de papel para inalar o vapor.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email