Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Fazer Inalação sem Aparelho

Muito usada principalmente no inverno, quando a umidade relativa do ar tende a cair, o processo de inalação tem como objetivo umedecer e remover a mucosidade do nariz, garganta e ouvido interno. O processo consiste em inalar um vapor úmido durante um determinado tempo, podendo ser feito mais de uma vez ao dia.

Existe no mercado diversos aparelhos que desempenham essa função, porém eles podem ser caros e não é em todos os casos que o investimento vale realmente a pena. Isso não quer dizer que você não tenha como fazer a inalação de maneira barata e eficaz, nesse post vou te ensinar como fazer isso com um passo a passo bem caseiro e simples.

Como Fazer Inalação em Casa

Para montar o sistema que irá te permitir fazer a inalação caseira você irá precisar de:

  • 2 litros de água;
  • Panela com tampa;
  • Toalha ou pano grande;
  • Plantas medicinais como: Tomilho, Camomila, Alecrim, etc. O Eucalipto também é uma ótima opção.

Modo de Preparo

Utilizando a panela indicada, leve a água ao fogo e espere até que ela levante fervura. Enquanto isso, em um recipiente misture bem as plantas medicinais que escolheu, uma dica aqui é rasgar as folhas deixando a mistura mais rica em opções de plantas variadas e com pedaços menores.

Adicione duas colheres de sopa da mistura de ervas na água e tampe a panela. Em seguida, a pessoa que irá fazer a inalação deve sentar de frente para a panela, inclinar o rosto por cima dela e cobrir a cabeça com o pano ou toalha grande para evitar que o vapor escape.

Atenção quando a pessoa já estiver posicionada, ela mesma deve ir abrindo a tampa da panela, aos poucos para não correr o risco de se queimar com o vapor. Esse indivíduo deve permanecer inalando o vapor oriundo da mistura até que a água esfrie ou que a pessoa julgue suficiente para melhorar as condições do aparelho respiratório da mesma.

Woman inhaling steam from a bowl

Aprenda a fazer inalação em casa

Algumas observações

Esse é um tratamento complementar e sem nenhum embasamento médico, por tanto, caso os sintomas não melhorem ou não se trate apenas de uma gripe/resfriado, procure um atendimento especializado.

Pessoas que estiverem com febre não devem fazer o procedimento indicado acima antes de normalizar a temperatura corporal e, caso a pessoa que está fazendo o processo de inalação apresente alguma dificuldade para respirar, tente mudar o pano usado por um mais fino, que permita uma melhor circulação do ar.

No mais, esse tipo de tratamento é 100% natural e não possui efeitos colaterais ou pontos críticos que mereçam muita atenção, é apenas importante estar ciente de que o processo de inalação não substitui a visita ao médico ou outro tipo de tratamento mais específico.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email