Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tratamento Natural Para Apneia do Sono

A apneia do sono é uma doença crônica caracterizada pela interrupção da respiração durante pelo menos 10 segundos ininterruptos. Isso acontece durante a noite, quando estamos dormindo e, portanto, mais relaxados. Mas nem tudo que se diz ser apneia é, na verdade, apneia do sono. Se o fluxo de ar for apenas reduzido mas não interrompido, trata-se de uma hipopneia, que também traz problemas para o paciente.

As principais causas da apneia são o excesso de peso, problemas no formato do pescoço e amídalas maiores que o normal. Esses fatores fazem com que o ar tenha mais dificuldade para passar pelos canais respiratórios durante o caminho até os pulmões.

Quanto aos sintomas a serem observados (principalmente por um companheiro), sendo que o ronco é o principal deles – mas nem todo mundo que ronca tem apneia. Sonolência durante o dia, mau humor e acordar com falta de ar também podem indicar o surgimento de uma apneia do sono.

O ideal para tratar a doença é sempre procurar um médico especialista no assunto. O uso da hortelã-pimenta conforme indicaremos aqui serve apena como tratamento complementar ou paliativo. A erva ajuda a desbloquear as vias aéreas porque é expectorante e anti-inflamatória ao mesmo tempo.

Receita para apneia

  • 4 a 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
  • 1 copo com água filtrada

Modo de Preparo: Basta adicionar os dois ingredientes em um recipiente e misturar bem.

Como usar: Tome um bocado da mistura sem engolir, e faça alguns segundos de gargarejo. Depois cuspa a mistura. O procedimento deve ser repetido todas as noites antes de dormir.

Óleo Essencial de Hortelã

O óleo essencial de hortelã pode ser usado para tratar a apneia e o ronco

Dicas para combater os sintomas da Apneia do Sono

O chá feito com hortelã-pimenta também pode ser usado para aliviar os sintomas da apneia do sono. Beba o chá morno antes de ir dormir todos os dias.

Outras dicas para o dia a dia podem ajudar você a lidar melhor com as pausas na respiração durante o sono. Veja:

Evite comer comidas muito pesadas antes de dormir. Jante mais cedo ou faça apenas um lanche leve se for deitar em pouco tempo. Evite também as bebidas alcoólicas, pois elas podem agravar a apneia.

Parar de fumar é fundamental para combater o problema, mas se você é tabagista e está decidido a continuar com o vício, fique pelo menos 4 horas sem fumar antes de se deitar.

Procure sempre dormir de lado, com a cabeça apoiada em um travesseiro não muito fino nem alto demais. Mas se você tem dificuldade para permanecer deitado de lado, coloque algo dentro do seu pijama que cause incômodo ao apoiar as costas, como uma bola de tênis, por exemplo, isso pode forçá-lo a encontrar uma posição que favoreça o sono. Levante a cabeceira da cama de 15 cm a 20 cm com a ajuda de algum apoio sob os pés.

Tente diminuir o seu peso com dieta e atividade física. Também consuma alimentos ricos em vitamina C, que fortalecem os canais respiratórios ou use descongestionantes nasais antes de dormir para limpar as vias aéreas.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email