Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Gargarejo Para Garganta Inflamada

Garganta inflamada é um problema bem incômodo. A dor atrapalha para comer, para falar e até mesmo ao engolir a própria saliva, aí está a dor. Em crianças o problema é ainda mais chato, pois a inflamação normalmente vem acompanhada de febre, deixando os pequenos bem amuados, o que dá tristeza de ver.

Se a inflamação for descoberta bem no início, há a possibilidade de tratamento sem a utilização de antibióticos, que são medicamentos fortes, que devem ser evitados ao máximo. As plantas medicinais podem nos ajudar em diversas doenças, inclusive nas inflamações.

Hoje ensinaremos um chá excelente para tratar a inflamação na garganta. Ele tem diversas propriedades, e é bem fácil de fazer.

Chá de Folha de Goiabeira – Receita

O chá de folha de goiabeira é indicado para tratar a dor de garganta. Além das folhas, que têm função adstringente e analgésica, ajudando a combater a inflamação, outros ingredientes presentes no chá ajudam no tratamento. O sal limpa e o mel é um antibiótico natural. Por isso, a junção dos ingredientes é bastante eficaz no tratamento da garganta inflamada. Anote os ingredientes e veja como preparar corretamente o gargarejo.

Ingredientes

Goiabeira

Goiabeira

Para fazer esse chá, você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1/2 litro de água
  • 6 folhas frescas de goiabeira
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (café) de sal

Modo de Preparo

Comece lavando bem as folhas de goiabeira. Enquanto isso, coloque a água para ferver. Assim que começar a borbulhar, junte as folhas de goiabeira bem lavadas, desligue o fogo e tampe. Mantenha abafado por 3 minutos, depois coe e misture os demais ingredientes.

Posologia (Como Usar o Chá)

Esse chá deve ser usado para fazer gargarejos, deixando que o líquido fique bem em contato com a área afetada. Faça gargarejos com o chá morno a cada 4 horas, enquanto mantiver o quadro infeccioso. É importante que o chá esteja morno, para obter o efeito desejado.

Cuidados (Precauções)

O uso excessivo das folhas de goiabeira pode causar a prisão de ventre, por isso tome somente a quantidade recomendada. Este chá não é indicado para pessoas que tenham problemas intestinais, ou que tenham o aparelho digestório muito sensível.

Outros Benefícios das Folhas de Goiabeira

Além de tratar a dor de garganta, as folhas de goiabeira têm outras utilidades medicinais. Este mesmo chá pode ser usado para fazer bochechos em casos de gengivite.

As folhas de goiabeira também podem ser usadas para tratar problemas vaginais, como a candidíase, por exemplo.

Inchaços e dores nos tornozelos também podem ser tratados com as folhas de goiabeira. Basta fazer um chá usando as folhas e colocar os pés de molho nessa mistura morna, durante 20 minutos. O alívio é imediato!

Algumas pesquisas mostram também os efeitos benéficos dessas folhas em pessoas com diabetes. Ela é capaz de reduzir a quantidade de glicose no sangue, devido os flavonoides e outros compostos presentes nas folhas.

Problemas cardiovasculares, assim como a pressão alta, também podem ser evitados com a utilização constante do chá de folha de goiabeira.

 

Receitas e Naturais em seu email