Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para dor de garganta

Dor de gargante é um problema bem chato, que afeta homens, mulheres, adultos e crianças. No período de frio e seca, é muito comum vermos várias crianças com esse problema nos postos de saúde e unidades de pronto atendimento. Hoje aprenderemos como usar as plantas para aliviar os sintomas da dor de garganta, mas primeiros vamos ver porque essa dor aparece.

As dores de garganta são causadas por vários tipos de inflamação ou infecção. Veja abaixo algumas dessas causas:

  • Faringite: inflamação da faringe, que fica ao final da boca. Esse tipo de inflamação pode ser causada por vírus ou bactérias, além do refluxo e da sinusite. A doenças pode ser identificada pela vermelhidão da faringe ou formação de placas de pus, no caso de infecção bacteriana. Nesse caso, é possível ver a vermelhidão ou as placas, que são amareladas ou esbranquiçadas, quando se abre bem a boca;
  • Laringite: inflamação da laringe, que fica localizada na parte mais baixa do pescoço. A doença pode ser confundida com a faringite, mas por ser mais profunda, só pode ser identificada com a ajuda de aparelhos específicos. Os sintomas da laringite são dor na laringe, rouquidão e tosse. Nem abrindo muito a boca conseguimos visualizar a inflamação nesse caso;
  • Amidalite: inflamação das amígdalas, tecido semelhante a um sino que fica no final da garganta. O problema também é causado por vírus ou bactéria e se confunde com outras doenças, como a gripe. Se os sintomas forem vermelhidão nas amígdalas, a doenças foi causada por vírus, mas se houver placas de pus, é de origem bacteriana.

As dores de garganta costumam ser acompanhadas de outros sintomas, como febre, mal-estar e dificuldade para engolir, pois o incômodo e muito grande. Algumas pessoas chegam a emagrecer, por ficar sem comer direito no período em que está com a dor de garganta.

Em casos de infecções bacterianas, é necessário o tratamento com um antibiótico para acabar com os invasores. Mas os antibióticos só devem ser tomados com prescrição médica. Nunca tome esse tipo de medicamento sem antes consultar um médico. No entanto, algumas ervas naturais ajudam a reduzir os sintomas da dor de garganta. Por isso, hoje ensinaremos a preparar o chá de folha de abacateiro e tanchagem. Vamos à receita!

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 2 folhas de abacateiro
  • 2 folhas de tanchagem
  • 1 copo de água

Modo de Preparo

Folha de Abacateiro

Folha de Abacateiro

Primeiro lave bem todas as folhas, tendo o cuidado de observar se não há a presença de insetos. Então ferva a água e depois acrescente as folhas de tanchagem. Deixe ferver por 2 minutos e coe. Em seguida, acrescente as folhas de abacateiro e leve ao fogo para ferver novamente por 2 minutos. Espere esfriar e coe mais uma vez.

Posologia (Como Usar o Chá)

Ao invés de tomar, faça um gargarejo com este chá 3 vezes ao dia. Dessa forma, os ativos das plantas ficam diretamente em contato com a inflamação, sendo mais eficaz.

O ideal é fazer o gargarejo logo nos primeiros sintomas da dor de garganta, assim a inflamação pode até desaparecer antes de tomar antibióticos.

Receitas e Naturais em seu email