Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Erva Canela de velho: Benefícios e Propriedades

Você já ouviu falar da erva Canela de Velho? Assim como outras plantas já apresentadas aqui no blog, esta pode representar um grande ganho de nutrientes para o seu organismo. Vamos apresentar os benefícios e propriedades dessa erva para que você ganhe mais uma aliada na busca por uma vida saudável e natural.

A Erva Canela de Velho

A Miconia albicans da família Melastomataceae conhecida como canela de velho é uma planta originária no nordeste do Brasil e encontrada facilmente na Bahia e Sergipe. Graças a suas várias propriedades anti-inflamatórias, anti-nociceptivas, antioxidante, antimutagênica, antimicrobiana, antitumoral e hepatoprotetora ela pode ser usada no tratamento de diversas doenças e possui uma vasta aplicação medicinal.

Alguns exemplos dessa aplicação são os tratamentos da artrose, a artrite reumatoide, inflamações das articulações e pode ser usada também na purificação do sangue e na redução dos radicais livres. Porém, o principal uso dessa erva é no combate a dores de doenças articulares – diminuindo a dor, o inchaço e a inflamação.

Apesar de ser indicadas para as situações citadas acima, há registros onde a canela de velho também foi efetiva para tratar de torções no pé em adultos, torcicolo, tendinite, dores na coluna, hérnia de disco, doenças estomacais, problemas intestinais e complicações da diabetes.

Vale a pena lembrar que apesar de ter vários usos e ser eficaz no tratamento de varias doenças e complicações diversas esse tipo de tratamento não possuí comprovação científica e por isso pode ter efeitos diferente de uma pessoa para outra. Portanto é sempre importante procurar um médico especializado e fazer o tratamento adequado, usando o tratamento natural com a planta como um recurso complementar.

Como Usar a Planta

Os tratamentos envolvendo a canela de velho são feitos com o chá da planta e deve ser tomado por um período mínimo de 30 dias ininterruptos, podendo ser estendido. Também há tratamentos onde toma-se o chá e também o aplica diretamente na região afetada pelas dores pois tem ação eficaz anti-inflamatória que diminui este sintoma.

O chá é preparado com 1 litro de água e 15 a 20 folhas da planta. Basta colocar as folhas na água quente e aguardar a infusão. Esse chá pode ser consumido quente ou gelado, preferencialmente coado.

canela de velho

Conheça a Erva Canela de Velho

Para obter os efeitos desejados e todos os benefícios que a canela de velho oferece é importante escolher as folhas mais saudáveis para o preparo do chá. Ao obter a planta, observe a tonalidade das folhas, que devem estar bem verdes e não conter poeira, marca de insetos ou aparentar estar seca. Também deve-se ter cuidado com o armazenamento uma vez que feito erroneamente pode resultar na presença de mofo nas folhas que as tornam também inutilizadas para o tratamento.

A maneira mais eficaz de armazenar a erva é em recipientes de lata, porcelana ou vidro, nunca colocando-as em vasilhas de plástico. Para secar as folhas o mais aconselhável é fazê-lo na sombra, as pendurando em varais e deixando-as coberta com um tecido para poderem ser armazenadas. O chá de canela de velho não deve ser consumido em excesso. Para tratar a artrose e doenças do gênero o uso deve ser de no máximo 60 dias, lembrando que o tempo aconselhável é de 30 dias tomando o chá somente uma vez por dia.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email