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Castanhas e Nozes – Quais são os Benefícios?

As oleaginosas são plantas ricas em óleos e gorduras. Mas estas gorduras são gorduras boas para o nosso organismo. Elas são essenciais para se manter uma boa saúde. Entre as sementes oleaginosas estão as castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, macadâmias, entre outras. Além de conterem muitas calorias, essas sementes também são carregadas de nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como as gorduras monoinsaturada e poli-insaturadas, vitaminas e minerais.

O consumo de oleaginosas ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim e aumento do colesterol bom. Além disso, aumentam as defesas do organismo, melhoram a circulação sanguínea e previnem as doenças do coração. Algumas dessas castanhas possuem propriedades específicas que também são benéficas para a saúde.

Vejamos um pouco mais sobre as diferentes sementes oleaginosas e seus benefícios para o bom funcionamento do corpo humano.

Nozes

Castanha do Pará

Castanha do Pará

As nozes, por serem alimentos bastante calóricos, são fonte importante de energia. Além disso, são ricas em vitamina E, potássio e proteínas vegetais. Outro importante componente das nozes é o fitosterol, que regulas os níveis de colesterol no sangue e contribui na vasodilatação. Por isso, o consumo regular de nozes melhora a circulação sanguínea e evita o entupimento das artérias.

Castanha-do-Pará

As castanhas-do-pará são ricas em ômega 3, magnésio e selênio. O selênio, além de funcionar como antioxidante é responsável pela reabsorção do colesterol. Assim, a ingestão de castanhas-do-pará ajuda na eliminação do colesterol ruim pelo organismo, além fornecer nutrientes fundamentais para a saúde.

Avelãs

As avelãs possuem quantidades consideráveis de Vitamina E, fósforo, potássio e cálcio. Esses nutrientes contribuem para as trocas celulares, melhorando o funcionamento do organismo. Além disso, são ricas em ácidos graxos insaturados, essenciais na prevenção de doenças cardiovasculares.

Pistache

Entre as sementes oleaginosas, o pistache é o que tem mais substâncias antioxidantes. Ele possui luteína, um importante auxiliar no combate aos radicais livres, bem como betacaroteno, que também atua como antioxidante. Assim como as nozes, o pistache também possui fitosteróis, que melhoram a circulação sanguínea como um todo.

Consumo de Oleaginosas

Por seus vários benefícios para a saúde, as sementes oleaginosas devem estar presentes em uma dieta saudável e equilibrada. No entanto, é preciso lembrar que todas elas são ricas em calorias e devem ser consumidas em pequenas quantidades, para evitar o ganho de peso indesejado. Os especialistas recomendam a ingestão diária de 2 gramas desses alimentos por dia, para evitar as doenças do coração. O ideal é diversificar o consumo, misturando vários tipos de castanha e comer em pequenas quantidades. Faça um mix de castanhas e guarde em um pote de vidro bem tampado. Todos os dias, pela manhã, pegue um pouquinho (menos que a palma da mão) e coma entre o café da manhã e o almoço. Também é possível acrescentar as oleaginosas em outros alimentos, como arroz, saladas e carnes.

Ao contrário do que muita gente pensa, o amendoim não é uma castanha. Ele é uma leguminosa, assim como o feijão, a vagem e a ervilha. Mas ele também possui gorduras boas, que ajudam na manutenção de uma boa saúde. Claro que também deve ser consumido em pequenas quantidades.

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