Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Dicas e Receitas Fáceis para Tratar Manchas Brancas na Pele, o Vitiligo

Você com certeza já deve ter visto alguém com algumas manchas brancas na pele. São manchas que normalmente começam no rosto ou nas mãos e quase sempre ocorre em pessoas negras ou de pele mais morena. Essas manchas são causadas por uma doença chamada vitiligo, devido a uma falta de pigmentação na pele.

O vitiligo não causa danos à saúde, somente o incômodo visual, que pode ser um caso grave para algumas pessoas, com tendência à baixa de auto-estima, que podem chegar até a uma depressão por causa das manchas. Infelizmente, a doença não tem cura, somente tratamento para que as manchas não evoluam. Porém, em alguns casos mais avançados, os médicos utilizam um método contrário, que acelera a formação das manchas, deixando a pele de cor uniformemente branca.

Foi o que aconteceu com cantor pop Michael Jackson. Ao contrário do que se falava a uns anos atrás, ele não tinha preconceito com a própria cor. Depois de ter o vitiligo de forma avançada, o cantor, que era negro, utilizou o tratamento reverso, que acelerou a formação das manchas brancas, ficando assim com toda a pele branca.

Sintomas

O vitiligo não tem outros sintomas, a não ser as manchas brancas na pele. O local não fica dormente, nem dolorido. Exatamente por isso, é difícil fazer o diagnóstico rapidamente, pois a maioria das pessoas não fica atenta à todas as partes do corpo. Como não há dor, ardência ou coceira, nem reparam na mancha que apareceu.

Daí a importância de ficar atento ao seu corpo e, diante de qualquer mudança, procure um médico, pois quanto mais rápido for diagnosticada a doença, mais fácil é para tratar.

Tratamento

Como já foi dito, o vitiligo não tem cura, mas pode ser tratado. O tratamento consiste em usos de cremes e pomadas no local da mancha, que evita que ela se espalhe. Pessoas com vitiligo também devem evitar o sol e, quando não for possível evitar, é aconselhável o uso de protetor solar de fator 60 ou mais e também o uso de bonés, chapéus, mangas compridas e calças.

Existem também alguns tratamentos naturais para essa doença. Já falamos aqui no blog sobre o chá de mama-cadela, que evita que as manchas se espalhem e amenizam o seu aspecto aparente.

Hoje daremos mais algumas receitas caseiras para tratar o vitiligo e evitar que as manchas se espalhem.

Receitas caseiras para tratar o vitiligo

Receitas caseiras para tratar o vitiligo

Erva-de-São-João

Com esta erva, faz-se uma tintura, que pode ser ingerida por pessoas com vitiligo. Geralmente se usa as flores, mas pode-se usar folhas, caules e raízes, desde que colhidos na época em que a planta está com flores.

Para fazer a tintura, lave a erva e deixe desidratar na sombra por 15 dias. Pegue 300 gramas da erva desidratada e misture, numa garrafa de vidro, com 70 ml de álcool de cereais (encontra-se em lojas que vendem essências) e 30 ml de água fervida ou mineral.

Deixe em infusão num lugar escuro por 15 dias. Coe com uma peneira fina ou um pano. Tome 25 gotas em meio copo de água três vezes ao dia. É preciso ter paciência, pois os primeiros resultados só aparecem depois de seis meses.

Gengibre

Esta raiz já foi citada aqui no blog diversas vezes, devido suas multi-funções para a saúde. E para o tratamento do vitiligo, podemos também utilizar o gengibre, por ter uma ação que melhora o fluxo sanguíneo. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 raiz de gengibre
  • 1 colher de chá de azeite de mostarda
  • Uma pitada de pó de cúrcuma.

Triture a raiz de gengibre e misture com azeite de mostarda e o pó de cúrcuma. Aplique esta pasta diretamente sobre a pele afetada e deixe agir por 20 minutos.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email