Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Existe Tratamento Natural para Escaras?

Antes de falarmos sobre o tratamento alternativo é importante conceituar o que são as escaras. Trata-se de um tipo de úlcera de pressão, uma lesão na pele causada devido a pressão e/ou atrito por um longo tempo, em determinadas regiões do corpo.

Sua ocorrência é mais frequente em pessoas que ficam deitadas ou sentadas por longos períodos em determinada posição. Por isso, pessoas com problemas de saúde, paralisia, sedação e em estado de coma estão mais propensas a desenvolver esses sintomas.

Outros fatores de risco para a o surgimento da ulceração são pessoas de pele mais frágil, como a pele de idosos e diabéticos, por exemplo. Por esse motivo é bastante comum que pessoas de mais idade apresentem esses ferimentos. Você irá conhecer hábitos simples que ajudam na prevenção das escaras e alguns tratamentos naturais e alternativos.

Como Prevenir as Escaras?

Por ter sua origem na pressão ou constante atrito de partes mais sensíveis do corpo com superfícies externas, evitar essas situações pode ser considerado o meio mais eficaz de precaução para a doença. Em outras palavras, manter a higiene em dia e optar por lençóis e cadeiras mais confortáveis ajudam a diminuir essas pressões na pele.

Escaras na pele

Como prevenir escaras?

Outro hábito de grande importância é manter rotinas de movimentação, mesmo no caso de pessoas acamadas ou em coma. Nessas situações é importante que o enfermeiro ou cuidador responsável garanta a mudança de posição e movimentação dos membros do paciente com uma frequência adequada para cada caso.

Vale ressaltar que, apesar de muito importante para manutenção de pessoas acamadas, essas rotinas de movimentação, higiene e correta escolha da superfície onde a pessoa ficará também vale para indivíduos que estejam sobre cadeiras de roda e/ou com sua movimentação limitada.

Mas e quando a escara já se faz presente? Existe algum tratamento caseiro, natural e alternativo, para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente? A resposta é que sim, esse tratamento existe e é sobre isso, que falaremos a seguir.

Tratamento Natural para Escara

O primeiro tópico importante a ser mencionado no tratamento de qualquer tipo de ferida é a higiene. Algumas pomadas podem ser indicadas pelos médicos, dependendo do grau das lesões, para que sejam aplicadas em parceria com o uso de cremes hidratantes, ao redor da área ulcerada. Mas como o assunto aqui são alternativas naturais, confira agora alguns remédios caseiros que podem auxiliar na cicatrização e cura das úlceras de pressão:

Água salina: para limpeza da lesão, ajudando a combater a inflamação e infecção. Basta misturar 2 colheres de chá, em um copo de água e, então, ferver a solução e esperar a mesma esfriar. Em seguida, aplique a água salina no local do ferimento e deixe secar para fazer o curativo.

Confrei: é uma erva que pode ser utilizada para o tratamento natural das escaras. Tanto as raízes quanto as folhas são aproveitadas. Acredita-se que essa erva ajude a diminuir a inflamação e auxilia na regeneração da pele no local da lesão. Para uso desta alternativa, basta misturar quantidades iguais de folhas de confrei em pó e olmo e, então adicionar água e aplicar sobre as feridas para dormir com os devidos curativos. Na manhã seguinte, lavar com água salina.

Açafrão: conhecido pelo seu poder anti-inflamatório e anti-séptico, o açafrão pode ser utilizado nas áreas afetadas pela escara. Basta limpar a área afetada e polvilhar o açafrão em pó cobrindo, assim, a ferida. Tampar com curativo e fazer a limpeza e troca do açafrão até três vezes ao dia. Outra alternativa é a lavagem da área com sabonete natural de açafrão, podendo ser encontrado em lojas de artigos orgânicos e naturais.

Vitamina C: é uma grande aliada na saúde da pele e do sistema vascular. Tem propriedades antioxidante e anti-inflamatória que auxiliam na recuperação da pele lesionada e evitando que a lesão aumente. A vitamina C pode ser ingerida através das pastilhas de vitamina encontrada em farmácias, alimentos como laranja, limão, abacaxi e em vegetais verdes escuros como a couve.

Aloe Vera ou Babosa: além de ser utilizado para controle de infecção no local da ferida, tem propriedades calmantes, hidratantes, auxiliando na recuperação do local afetado pela escara. Para fazer uso dessa alternativa natural, basta retirar o gel da folha e aplicar na região lesionada e deixar secar. Após seco, bastar limpar com pano limpo e úmido e então fazer o curativo no local. O procedimento pode ser repetido até três vezes ao dia.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email