Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Sinusite: Sintomas, Causas e Tratamento

Durante o inverno o número de casos de sinusite pode até triplicar em relação a outros períodos do ano. A principal causa para esse aumento está relacionada com as gripes e resfriados. Segundo dados da OMS, até 75% das gripes evolui para uma sinusite viral. Em 2% dos casos, a gripe acaba se tornando uma sinusite bacteriana (um pouco mais grave).

De acordo com Dra. Estelita Betti, otorrinolaringologista no Hospital Albert Einstein:

“Existem três tipos de sinusite. A viral, a bacteriana, que se divide em aguda e crônica, e a fúngica, esta última mais rara, com os mesmos sintomas da bacteriana, mas sem a produção de secreção purulenta e de difícil diagnóstico. Na maioria dos casos de sinusite viral, a duração dos sintomas, que são tosse, obstrução nasal e coriza, persiste por dez dias e são tratados com medicamentos sintomáticos” (Fonte: Site do Hospital Albert Einstein).

O que é a sinusite?

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face. Os seios são cavidades existentes no nosso crânio que servem, sobretudo, para aquecer o ar que respiramos e dar ressonância à voz. Eles são revestidos por cílios que se movimentam para expelir a secreção “limpante” produzida pelo nariz. Quando ocorre a sinusite, esses cílios, por algum motivo, passam a ter dificuldade nesse processo, geralmente porque a mucosa se tora muito espessa. O acúmulo de muco é o principal responsável pelos sintomas da sinusite, como veremos a seguir.

Sinusite

Em destaque, os seios da face infeccionados

Quais são os sintomas da sinusite?

Por ser uma inflamação, a sinusite costuma vir acompanhada de febre e dor, principalmente quando a causa é bacteriana. Sintomas respiratórios também são muito comuns devido ao acúmulo de muco. Em resumo, podemos dizer que os sintomas mais recorrentes são:

  • dor no rosto, mais especificamente na testa e nas maçãs face;
  • tosse com catarro (às vezes sangue);
  • coriza e congestão nasal;
  • dor no corpo;
  • febre;
  • cansaço.

No entanto, não é necessário que todos esses sinais apareçam para que a sinusite seja diagnosticada. Na sinusite bacteriana os sintomas podem ser mais agudos.

Sinusite tem cura?

A sinusite tem tratamento, ou seja, pode ser totalmente controlada com o uso de medicamentos. No entanto, quem tem um problema uma vez pode voltar a ter mesmo com o tratamento adequado. Quando o problema é causado por infecção de bactérias, é necessário fazer uso de antibiótico para acabar com a doença. A receita que já demos aqui de solução salina é uma ótima forma de reduzir os sintomas e ajudar na limpeza das vias aéreas, de acordo com o Dr. Drauzio Varela. Beber muito água, pelo menos 2 litros por dia, é essencial para o tratamento.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email