Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Sintomas da Gordura no Fígado

Você sabia que o nosso fígado é responsável por desempenhar mais de 500 funções essenciais para o corpo humano? Por isso, cuidar desse órgão é muito importante.

A esteatose hepática é um dos problemas que pode atingir o fígado. Trata-se de um distúrbio que leva ao acúmulo de gordura nas células da glândula. Isso acontece quando o órgão não dá conta de processar a quantidade de gordura que ingerimos em nossa alimentação diária.

De um modo geral, essa gordura não é, por si, prejudicial para o organismo, pois precisamos de gordura para desempenha funções vitais. No entanto, quando os depósitos gordurosos se mantêm dentro dos hepatócitos por um período maior de tempo, pode ocorrer um processo inflamatório, havendo, inclusive, episódios que evoluem para cirrose e alguns tipos de câncer.

Esta doença também é conhecida com fígado gorduroso, gordura no fígado ou doença hepática gordurosa, além do nome médico de esteatose hepática. A obesidade é um dos grandes fatores de risco desta doença, pois favorece o acúmulo de gordura. Porém, pessoas com má alimentação e vida sedentária também podem apresentar o problema, mesmo sem nenhuma indicação de sobrepeso.

Observe a diferença entre o fígado saudável e o fígado com esteatose

Observe a diferença entre o fígado saudável e o fígado com esteatose

As mulheres são as mais atingidas pela esteatose. Segundo pesquisas na área, cerca de 30% da população pode ter a doença, que acomete até mesmo crianças. Dentre os possuidores do problema, metade sofre, no futuro, com males mais sérios derivados da gordura no fígado.

Sintomas da Doença

Geralmente a esteatose surge como uma doença assintomática. Os sinais só aparecem em alguns casos e podem indicar um estágio mais avançado. Alguns dos sintomas são:

Fraqueza: A sensação constante de fraqueza pode indicar um mau funcionamento do fígado. Com o problema, o organismo poderá ter que mandar mais sangue para o órgão, causando a fadiga mesmo com poucas atividades.

Pele Amarela: A icterícia é uma doença que acomete o fígado, tornando a pele amarelada. Esse não é um sinal direto da esteatose, mas como as coisas estão relacionadas, é preciso atenção aos dois problemas.

Dores Abdominais: As dores na região abdominal podem indicar que existem algum problema no fígado. O incômodo é mais comum na parte superior direita do abdômen, onde está localizado o fígado, mas também pode surgir na região central.

Abdômen Aumentado: O inchaço na região do abdômen é outro problema relacionado ao acúmulo de gordura no fígado. Esse aumento é causado pelo mau funcionamento do fígado, levando ao excesso de líquidos no seu interior. Além da esteatose, ele também pode apontar para outros problemas relacionados.

Perda de Apetite: Por fim, um sintoma comum nos problemas de fígado é a redução no apetite. Como consequência, isso pode levar também ao emagrecimento do indivíduo. Aparecendo o sintoma, o ideal é procurar um médico para que seja feito o diagnóstico corretamente.

Receitas e Naturais em seu email