Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O que é Zika?

Na sua opinião, qual animal é o maior responsável por mortes humanas? Tubarões? Cobras? O próprio homem? Quem chutou qualquer uma dessas opções errou. Os mosquitos são os maiores causadores de mortes, com aproximadamente 725 mil casos por ano.

Os humanos são os próximos no ranking, sendo responsáveis pela morte de 745 mil pessoas por ano. Lobos e tubarões causam, cada um, 10 mortes de humanos por ano.

Ficou chocado com esses dados? Nós também ficamos. Mas se pensarmos na atual situação da dengue no Brasil, não é difícil imaginar que os mosquitos sejam realmente perigosos. Recentemente, descobriu-se que outro vírus, o zika, também vem sendo transmitido pelo Aedes aegypti (responsável pela transmissão da dengue, da febre amarela e da chicungunha). Veja a imagem:

Mosquito

Os animais mais “mortíferos” do mundo

Os sintomas da Febre Zika

Quem é contaminado pelo zica vírus sofre com sintomas semelhantes aos da dengue, porém um pouco mais amenos. É comum que as pessoas diagnosticadas com a doença sintam febre de 38º, dores fortes no corpo, dores de cabeça, náusea, diarreia e mal estar. Em alguns casos, também aparecem erupções na pele, como manchas avermelhadas, que coçam bastante. Elas geralmente surgem no rosto, tronco, palmas das mãos e sola dos pés. Outro sintoma da febre zika é a fotofobia e as conjuntivites.

Tratamento da doença

O tratamento do vírus zika, após o devido diagnóstico, se caracteriza pelo uso de medicamentos que possam aliviar os sintomas acima. Com o passar dos dias, o próprio organismo se encarrega de combater o vírus, com o desaparecimento dos sintomas após algum tempo sem nenhuma sequela. Para evitar que o quadro piore, é fundamental que a pessoa contaminada beba bastante água e faça repouso enquanto os sintomas da doença persistirem. Ainda não existe vacina para o vírus zika.

A Febre Zika Mata?

Apesar da assustadora notícia de que os mosquitos matam mais humanos que os próprios seres humanos, o vírus zika não é uma das causas. A doença se manifesta de forma mais branda que a dengue, que ainda é mais preocupante. Veja o que disse o Ministério da Saúde:

“O zika vírus não nos preocupa. Trata-se de uma doença benigna que tem uma evolução para cura. A febre é baixa, o maior incômodo é o prurido, manchas vermelhas. Requer muito pouco acesso dos pacientes ao prontos-socorros e serviços médicos. Toda a nossa preocupação é com a dengue, porque dengue mata”.

Por isso, devemos fazer a nossa parte para combater os focos de mosquitos em casa, evitando o acúmulo de água parada.

Surto de Microcefalia

Este post foi feito antes do surto de microcefalia apresentado no país, por isso estamos atualizando com as novas notícias.

O Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde analisou os casos de microcefalia e conseguiu relacionar os casos à presença do vírus nas mães durante a gestação. O IEC detectou o vírus no líquido amniótico de uma grávida, numa pesquisa inédita no mundo.

O país apresentou um aumento absurdo nos casos de microcefalia principalmente no nordeste do país. Até o final de novembro de 2015 já eram registrados mais de 1240 casos suspeitos em todo o país, além de seis mortes confirmadas .

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email