Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O que é Vitiligo?

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da pigmentação natural da pele. A melanina é a substância responsável por dar cor à pele. Nas pessoas que sofrem com o vitiligo, a ausência dessa substância ocasiona manchas esbranquiçadas em algumas regiões do corpo. Essas lesões podem aparecer de forma isolada ou se espalhar pelos membros, genitais, cotovelos rosto e joelhos. Estima-se que o vitiligo atinja de 1 a 2% da população mundial, mas não existem teorias bem estabelecidas sobre as causas do problema.

Vitiligo

Mãos com manchas causadas pelo vitiligo

Sintomas do Vitiligo

O único sintoma do vitiligo são as manchas brancas que podem surgir em diferentes partes do corpo. Dito de outro modo, a doença não traz outros prejuízos para a saúde, que não os problemas estéticos. A medicina não dá conta de prever com ocorrerá o desenvolvimento do vitiligo nos pacientes. Existem casos mais danosos, em que as manchas se espalham rapidamente, e outros com ocorrência restrita do problema. É importante ressaltar que a doença não é contagiosa e que existem várias possibilidades de tratamento para quem sofre com o vitiligo.

Tratamento

O tratamento para as manchas causadas pelo vitiligo vai depender do estágio da doença, além de outros fatores relacionados ao próprio paciente. Geralmente, recomenda-se o uso de pomadas à base de corticoides e produtos que estimulem a produção de melanina. Em situações mais avançadas, quando as manchas tomaram mais de 50% do corpo, os médicos também podem aconselhar a despigmentação total da pele – como foi o caso do cantor Michael Jackson.

Os interessados em tratamentos alternativos devem ter em mente que as manchas dificilmente desaparecerão por completo. Além disso, o estado emocional do paciente pode intervir diretamente no resultado de qualquer tratamento. O uso da ginkgo biloba pode colaborar para a redução das manchas, assim como a suplementação com vitamina C e vitamina B12. A medicina popular acredita ainda que algumas ervas reduzem o vitiligo, como é o caso da erva de são joão, mama cadela, babosa e bardana.

Receitas e Naturais em seu email