Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O que é Transtorno Bipolar?

Muitas vezes não damos a devida importância à nossa saúde mental. Aliás, é comum ouvirmos falar que doenças como depressão e ansiedade são “bobagens”. Hoje em dia, porém, a medicina mostra que os problemas emocionais são tão sérios quanto as enfermidades físicas. A série Males da Alma, apresentada pelo Dr. Dráuzio Varella no Fantástico, está desmistificando essas doenças e mostrando ao grande público que qualquer pessoa pode sofrer com elas.

Transtorno Bipolar

O bipolar apresenta fases de mania alternadas com depressão

Depressão e Euforia

O transtorno bipolar é um desses distúrbios psiquiátricos. A doença causa variações de humor, que podem ser súbitas ou não. Como indica o nome do problema, o paciente manifesta episódios de depressão e de euforia em fases alternadas. A duração e a intensidade dessas ocorrências varia conforme o tipo da doença e as características pessoais de quem sofre com o distúrbio.

Sintomas do Transtorno

Você pode estar pensando: “todo mundo tem variações de humor”. Na verdade, essas oscilações fazem parte da vida, mas existem diferenças entre a normalidade e a patologia. Os sintomas da doença podem confundir até mesmo os médicos. Por isso, é importante procurar um especialista que possa analisar todas as características com cautela. Entenda os principais sintomas:

  • Depressão — apatia, tristeza, desinteresse, isolamento social, alterações no sono, perda de concentração e outros;
  • Mania – euforia, agitação, compulsão, fala acelerada, insônia, agressividade, delírios e alucinações;
  • Hipomania – sintomas parecidos com o da mania, mas que se apresentam de forma mais moderada.

Tratamento da Bipolaridade

A medicina não apresenta cura para o transtorno bipolar, mas existem medicamentos que podem controlar os sintomas da doença. O grande problema é o diagnóstico correto, que pode levar muitos anos para ser feito. Além da medicação, outras medidas auxiliam no tratamento do distúrbio, como:

  • Praticar exercícios físicos;
  • Evitar o uso de drogas, álcool e cigarro;
  • Buscar atividades relaxantes e prazerosas;
  • Tratamento psicológico.

Se você conhece alguém que manifesta alguns dos sintomas do transtorno bipolar, ofereça todo o apoio necessário e ajude-a a procurar atendimento com um médico psiquiatra. O tratamento traz mais qualidade de vida para o paciente.

 

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email