Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O que é Psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória crônica, que atinge principalmente a pele do couro cabeludo, dos joelhos e dos cotovelos. A principal característica da psoríase são as manchas avermelhadas e descamativas que podem aparecer em qualquer região do corpo. Geralmente o problemas surge em pessoas adultas de ambos os sexos.

Causa da Doença

O principal fator para o aparecimento da psoríase é genético. Isso quer dizer que algumas pessoas têm predisposição para manifestar o problema ao longo da vida. Outras causas também podem contribuir para o agravamento da doença, como estresse, uso de alguns medicamentos, exposição ao frio, consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. É importante ressaltar ainda que a psoríase não é contagiosa.

Psoríase

Manchas vermelhas causadas pela psoríase

Sintomas da Psoríase

Os principais sintomas da psoríase são:

  • Manchas avermelhadas
  • Coceira
  • Descamação da pele
  • Dores nas articulações

É comum que as manchas apareçam e desapareçam dependendo de fatores externos. Elas podem aparecer em diferentes partes do corpo, como unhas, couro cabeludo, costas, braços, coxas, joelhos, cotovelos, pés e mãos. A maior parte dos casos (cerca de 80%) é moderada, ou seja, atinge de 3 a 10% do corpo.

Tratamento

A psoríase infelizmente não tem cura, mas pode ser tratada conforme a gravidade e características apresentadas pelo paciente. Os casos mais leves podem são amenizados com medicação local, hidratação e exposição ao sol. Em situações mais graves também é comum o uso de medicamentos por via oral.

Preconceito e Problemas de Auto Estima

Como a psoríase atinge a parte mais externa de nosso corpo, muitos pacientes sentem vergonha e deixam de levar uma vida normal por causa da doença. Esse tipo de reação pode agravar as manchas devido a fatores psicológicos. Por isso é muito importante dar apoio emocional a quem sofre com a psoríase.

Remédios Caseiros

O uso de algumas plantas e uma alimentação balanceada também podem ajudar na redução dos sintomas da psoríase. Veja algumas dicas:

  • O suco de agrião tem efeito depurativo, ajudando a reduzir as machas e a coceira;
  • A pomada de aloe vera pode ser aplicada sobre a pele para aliviar os sintomas;
  • Alimentos ricos em betacaroteno e ômega 3 também são indicados para quem sofre com a psoríase.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email