Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O que é Otite

A otite, também conhecida como dor de ouvido, na mais é que uma infecção no ouvido. Na verdade, existem vários tipos de infecção que podem atingir a região de ouvido. Com relação à localização do problema, existem duas variáveis: otite externa e otite média. Na otite externa, como indica o próprio nome, a parte lesionada é a mais externa, constituída pela orelha, o conduto auditivo externo e o tímpano. Já na otite média, atinge-se a parte mais interna do ouvido, onde está localizada a trompa de eustáquio, a cóclea e o labirinto.

Otite Externa

De um modo geral, esse tipo de otite é causado pela presença de bactérias ou fungos. Uma das causas para esse problema é o uso de objetos, como cotonetes e grampos, para limpar ou coçar o ouvido. Esses objetos podem abrir pequenas feridas na pele, facilitando a penetração dos fungos e bactérias que provocam a doença. O contato com água também colabora para o aparecimento da doença, pois o líquido remove a cera que protege o ouvido.

Otite Média

A otite média é bastante comum é crianças, mas pode aparecer em pessoas de toda idade. Ela é causada pela presença de vírus ou bactéria na região da orelha média. Normalmente, o surgimento da otite média aguda está relacionado com outras infecções e doenças, como gripes, resfriados e dores de garganta. A otite média crônica tem maior duração, podendo chegar a vários meses, e geralmente é causada por um caso agudo mal curado.

Sintomas da Otite

Otite

A otite média está entre as 3 doenças mais comuns em crianças.

A otite externa tem sintomas mais brandos, enquanto a otite média pode vir acompanhadas de febres e mal estar. Veja os principais sintomas:

  • Dor forte no ouvido;
  • Redução da audição;
  • Secreção na região do ouvido;
  • Prurido;
  • Coceira no ouvido;
  • Febre;
  • Perda de apetite.

Tratamento da Otite

Com o aparecimento desses sintomas, é muito importante que um médico seja consultado. É preciso lembrar que a otite é uma das principais causadores de perda auditiva em crianças, sendo necessário muito cuidado com a doença. Aqui no Receita Natural, você encontrará duas receitas que ajudam a amenizar as dores de ouvido. Clique no link para conhecer estes remédios para otite.

O ouvido é uma região muito delicada do corpo, devendo se tratada com cautela. É fundamental seguir algumas recomendações para evitar a otite, como:

  • Não utilizar cotonetes e outros objetos dentro do ouvido;
  • Secar bem a região com o auxílio de uma toalha macia;
  • Fazer uso de protetores quando for nadar.

Seguindo essas dicas você se protegerá das infecções de ouvido e outros problemas de saúde relacionados.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email