O que é Labirintite

Quase nunca reparamos, mas o equilíbrio do corpo é fundamental para que possamos realizar as atividades do dia a dia. O ato de se equilibrar só é possível porque o cérebro recebe diferentes informações sobre o posicionamento do indivíduo no espaço, vindas através dos sentidos. Por isso, o tato, a visão e a audição são fundamentais, pois ajudam o cérebro a manter o equilíbrio do corpo, entre outras funções.

Nem todos sabem, mas uma pequena estrutura, situada na parte interna do ouvido, é uma das responsáveis por manter o equilíbrio do nosso corpo. Trata-se do labirinto, estrutura composta pela cóclea, que responde pela audição, e o vestíbulo, que ajuda no equilíbrio. A labirintite, por tanto, é uma doença que atinge o labirinto, comprometendo essas duas funções desempenhadas por ele. O problema pode ser causado por um processo infeccioso ou inflamatório nessa região, assim como por danos neurológicos e alterações genéticas.

Sintomas da Labirintite

Labirintite

Sensação de vertigem é um dos sintomas da Labirinite

Como dissemos, o labirinto é responsável tanto pela audição quanto pelo equilíbrio. Por isso, quando essa estrutura é lesionada, os principais sintomas estão relacionados com essa função.

  • Perda de equilíbrio;
  • Tonturas;
  • Náusea;
  • Vertigem;
  • Zumbidos no ouvido;
  • Redução da audição.

Esses são os sintomas mais característicos da labirintite. As tonturas causam a sensação de instabilidade e desequilíbrio, enquanto as vertigem provocam a sensação de que tudo está rodando à sua volta. A perda de audição e os zumbidos também são comuns na labirintite, mas podem remeter a outros problemas auditivos.

Tratamento da Labirintite

Se tratada de modo correto, a labirintite tem cura. O mais importante, é procurar um médico para que seja feito o diagnóstico da doença e opção pelo tratamento mais adequado. Também é possível utilizar medicações que ajudem a reduzir os sintomas da doença, melhorando a qualidade de vida de quem sofre com o problema. Aqui no Receita Natural, já mostramos uma receita de chá para tontura, que pode ser utilizado em casos de labirintite.

Outro passo importante para combater a labirintite é a mudança de hábitos. O álcool e o cigarro devem ser evitados, pois podem agravar a doença. Também é fundamental manter uma dieta equilibrada, principalmente para controlar os níveis de glicemia, colesterol e triglicérides dentro dos padrões normais. Crises de ansiedade e estresse excessivo também podem acarretar a doença e, por isso, devem ser tratados com atenção.


Pesquisar
Pesquisa personalizada
Receitas e Naturais em seu email