Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O que é Hidradenite Supurativa?

Vários problemas de pele ainda não são bem conhecidos pela ciência. Esse é o caso da hidradentite supurativa, que atinge várias pessoas, mas não tem cura, nem causas definidas. O problema também é chamado de hidrosadenite ou acne inversa e consiste em uma inflamação crônica que pode gerar abcessos em diferentes partes do corpo, sempre na superfície da pele.

Durante muito tempo acreditou-se que a hidradenite era uma infecção que ocorria nas glândulas apócrinas, que produzem um suor mais gorduroso. Estudos mais recentes tendem a outra explicação. Na verdade, a doença acometeria os folículos pilosos, na base do pelo. Esses folículos seriam obstruídos, causando o acúmulo de suor e pelo no interior da pele. O processo levaria à inflamação da região.

Com o excesso de pressão dentro dos folículos pilosos, os médicos acreditam que ele poderia se romper, ocorrendo, assim, a contaminação por bactérias. Pequenos túneis também podem se formar no interior da pele, espalhando a infecção.

Hidradenite

Hidradenite

Características da Doença

A hidradenite supurativa pode ser facilmente confundida com espinhas e furúnculos, devido à sua aparência. Na pele, podemos observar a formação de elevações avermelhadas e repletas de pus. Porém, a doença é diferente desses outros problemas de pele porque apresenta caráter crônico. Além disso, as feridas costumam não se cicatrizar e a duração da inflamação pode ser longa (vários meses).

Quem sofre com a hidradenite tem a formação de abcessos em locais com o ânus, virilha, axilas, glúteos, parte interna das coxas e inferior das mamas. Inicialmente, as pústulas são pequenas, semelhantes a espinhas, mas tendem a crescer. Em alguns casos, o abcesso estoura e é drenado naturalmente. Ele também pode regredir sem intervenções.

O problema é que a infecção pode cair na corrente sanguínea. Por isso, é fundamentam que o paciente que sofra com o problema procure auxílio médico quando perceber a formação do abcesso. Depois de algum tempo após a drenagem, a lesão pode aparecer no mesmo lugar. Também é comum que outras lesões surjam no entorno da primeira (satélites).

Tratamento da Hidradenite

A Medicina ainda não tem medicamentos ou formas de tratamento realmente eficazes para combater a hidradenite. O uso de antibióticos é o mais aconselhado, seja na forma tópica ou via oral, conforme a evolução da doença. Os médicos também fazem a drenagem quando o abcesso se desenvolve, para que o pus e o sangue saiam e a cicatrização aconteça. É importante salientar que esse é um procedimento cirúrgico e não pode, de modo algum, ser realizado em casa.

Algumas medidas costumam melhorar a ocorrência da doença. O tabagismo e obesidade parecem ter relação com a hidradenite. Por isso, parar de fumar e perder peso são procedimentos essenciais para que sofre com o problema.  A redução no consumo de laticínios e alimentos açucarados também pode contribuir. Para evitar a infecção, os sabonetes com efeito bactericida são indicados para limpeza dos locais mais atingidos.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email