Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O que é Endometriose?

Você sabia que cerca de 6 milhões de brasileiras sofrem com a endometriose? O mais curioso é que muitas nem sabem da existência do problema e tratam os sintomas como algo que faz parte da vida. Por isso, hoje explicaremos melhor o que é a doença e quais são as formas de tratamento disponíveis.

Endometriose

Endometriose

Entendendo o Problema

Segundo o Dr. Drauzio Varella:

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. (…) Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar (Fonte: drauziovarella.com.br).

Não existe uma explicação clara na medicina para que essas células caiam fora do útero. O que se sabe é que o problema acomete um grande número de mulheres, causando dores e, em alguns casos, infertilidade.

Os Sintomas da Endometriose

A endometriose pode ser assintomática, ou seja, não apresentar qualquer sinal físico. Quando há presença de sintomas, a mulher sente:

  • cólicas muitos fortes durante o período menstrual;
  • dor durante ou após as relações sexuais;
  • problemas intestinais e urinários;
  • dificuldade para engravidar.

Diagnóstico e Tratamento

Como a cólica menstrual é o principal sintoma da endometriose, é fundamental que a mulher procure a ajuda de um especialista ao invés de simplesmente achar que as dores são normais. A partir de exames clínicos, o ginecologista poderá diagnosticar a doença e propor o tratamento mais adequado para cada caso. Geralmente, é aconselhado que essas mulheres deixem de menstruar, com o uso de hormônios. Após o tratamento, a infertilidade pode ser revertida.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email