O que é Bursite

A bursite é uma doença inflamatória, que atinge principalmente os ombros, os joelhos e cotovelos. Trata-se de uma inflamação na bursa – uma espécie de bolsinha que envolve as articulações (veja a imagem). A bursa serve para amortecer as ligações entre os ossos. Por isso, quando ela se inflama, a pessoa sente muita dor e dificuldade para mover a região atingida.

Alguns fatores podem contribuir para o aparecimento da bursite, como: esforço intenso, movimentos repetitivos, traumatismos, lesões, artrite e gota. No entanto, muitas vezes não é possível saber a causa do surgimento da inflamação.

Bursa

Na imagem, podemos observar a bursa em azul.

Sintomas

Os principais sintomas da bursite são:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Dificuldade para movimentar a região atingida;
  • Inflamação.

Como foi dito, esses sintomas se manifestam nas ligações entre os ossos, geralmente nos membros inferiores ou superiores. É importante destacar que a dor que emana pelos braços, característica de problemas cardíacos, muitas vezes é confundida com a bursite. Por essa razão, é fundamental procurar um médico para um diagnóstico correto.

Tratamento da Bursite

O tratamento da bursite requer acompanhamento médico. Ele deve ser feito com medicamentos anti-inflamatórios, relaxante muscular e repouso da região dolorida. Em alguns casos, os especialistas também recomendam a aplicação de gelo e o tratamento com fisioterapia. Quando a bursite se torna mais grave, também existe a possibilidade de intervenção cirúrgica. Tudo vai depender do diagnóstico e dos sintomas apresentados por cada paciente.

Algumas dicas simples podem amenizar os sintomas da bursite:

  • Alongamentos e fortalecimento muscular;
  • Evitar movimentos repetitivos;
  • Não realizar atividades que causem dor na região atingida.

Em todo caso, um médico deve ser consultado para o tratamento mais adequado. Se a dor for persistente, não use medicamento sem o acompanhamento de um especialista. Mesmo parecendo simples, as dores nas articulações devem ser tratadas com muita cautela.


Pesquisar
Pesquisa personalizada
Receitas e Naturais em seu email
Email

Receita Natural em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossos artigos.



Fechar