Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O que é Anemia?

Na verdade, não deveríamos falar em anemia, mas sim em anemias, pois o nome se refere a diferentes problemas relacionados ao sangue. A principal característica das anemias é a deficiência na concentração de hemoglobinas ou na produção de hemácias. As hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos, são células ricas em hemoglobinas e têm a função de conduzir o oxigênio dos pulmões para as demais células do corpo. Por isso, a deficiência dessas substâncias pode trazer vários prejuízos para a saúde.

Tipos de Anemia

Essas deficiências sanguíneas podem ser tipificadas conforme suas causas. A anemia aguda ocorre devido a cirurgias, hemorragias ou acidentes que causam uma perda abrupta de sangue. Por outro lado, a anemia crônica é causada por doenças hereditárias, como é o caso da anemia falciforme, ou adquirido, geralmente relacionado à deficiência de algum nutriente no organismo.

A falta de ferro é responsável pelo surgimento da anemia mais comum: a ferropriva. Por essa razão, antigamente se aconselhava o cozimento de pregos junto do feijão para repor o nutriente. Hoje se sabe que esse tipo de prática não trata o problema, pois nosso organismo não é capaz de absorver o ferro dessa forma. Um médico deve avaliar o caso para apontar o melhor tratamento para cada caso específico de anemia.

Anemia

A anemia pode ser causada pela má alimentação

Sintomas

No caso da anemia aguda, o principal sintoma é a queda de pressão, acarretada pela diminuição no volume de sangue circulando pelas artérias. Na anemia crônica, os sintomas são mais variados:

  • Palidez;
  • Fraqueza nas unhas e nos cabelos
  • Cansaço;
  • Perda de memória;
  • Dor muscular;
  • Sonolência;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia.

Tratamento

Após o diagnóstico feito por um especialista, é necessário que se examine as causas do problema. Se a anemia for causada pela carência de vitamina B12, por exemplo, será indicada uma reposição do nutriente através de dieta ou complementação alimentar. Assim, uma boa maneira de prevenir a anemia por deficiência nutricional é comer alimentos saudáveis e nutritivos.

Dica: a vitamina C favorece a absorção de ferro pelo organismo. Por isso, quem sofre com a anemia ferropriva deve consumir frutas e verduras ricas ricas no nutriente.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email