Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O que é Alergia Alimentar?

Você tem alergia a algum tipo de alimento? A hipersensibilidade alimentar ou alergia escondida é bem mais comum do que costumamos imaginar, porque os sintomas não são visíveis sempre. As reações alérgicas podem ser causadas por variados tipos de alimentos e, diferentemente do que muitos pensam, não apresentam sintomas imediatamente após a ingestão.

Na verdade, podemos subdividir as alergias em duas categorias:

  • alergia imediata – cuja reação ocorre logo depois que comemos o alimento causador da alergia
  • alergia tardia – quando a reação demora um pouco mais para acontecer e não associamos o efeito ao alimento

É bem possível que você já tenha visto alguém com alergia a camarão, por exemplo, empolando ou fechando a glote no restaurante logo depois de comer o fruto do mar. Esse seria um exemplo de alergia imediata. Mas também existem casos em que as reações são mais tênues e levam certo tempo para se manifestar.

Entendendo a Alergia Alimentar

O processo de digestão funciona da seguinte forma: no estômago, o ácido clorídrico é responsável por quebrar o alimento em partículas que poderão ser reconhecidas pelo organismo. Essas pequenas partes, também conhecidas como nutrientes, são absorvidas pelas paredes do intestino e caem na corrente sanguíneo, servindo para nutrir todo o corpo.

Porém, pode ocorrer das partículas não serem digeridas por motivos diversos. Geralmente, isso ocorre porque elas não são transformadas em nutrientes e permanecem muito grandes para que sejam absorvidas. Nesses casos, o próprio corpo aciona os anticorpos para dar cabo desse “corpo estranho”, não reconhecido pelo organismo. Os anticorpos se ligam às partículas de alimento e desencadeiam um outro tipo de reação do sistema imune.

Nesse processo, o corpo começa a produzir uma substância de proteção conhecida como histamina. A histamina é a principal responsável pelo que conhecemos como alergia. Além das reações adversas, ela também causará uma sensação profunda de bem estar, devido à sua função como relaxante cerebral. Assim, é muito comum que os alimentos causadores de alergia também sejam causa de dependência.

Alimentos Causadores de Hipersensibilidade

As reações vão depender muito do organismo de cada pessoa, mas os alimentos que mais costumam causar alergias são:

Alimentos que causam alergia

Alimentos que causam alergia

  • leite de vaca e seus derivados
  • amendoim
  • soja
  • trigo
  • frutos do mar
  • peixes
  • ovos
  • frutas cítricas

O ideal, caso você tenha algum sintoma relacionado com a ingestão desses alimentos, é procurar um alergista. Ela fará exames para comprovar a reação e, caso seja diagnosticada a alergia, é importante que você evite os produtos alergênicos.

Sintomas da Alergia

Quando a alergia causa sintomas imediatos, o mais comum é observar: coceira, dormência em algumas partes do corpo, fechamento da glote e dificuldade para respirar. Esses sintomas podem ser causados pela ingestão do alimento alergênico ou até mesmo pelo cheiro no ambiente.

Já no caso das alergias tardias, os sintomas aparecem de 2 horas a 3 dias depois da ingestão. Os sinais mais comuns são: cansaço, irritação, sonolência, dor de cabeça, elevação da pressão, hiperatividade, distúrbios de sono e inflamações como bronquite e rinite. Por causa do tempo maior de manifestação e dos sintomas, esse tipo de alergia é mais dificilmente diagnosticado.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email