Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O que é a Síndrome do Intestino Irritável?

É bastante comum que as pessoas reclamem de problemas intestinais, mas nem sempre um médico é consultado. Sintomas como cólicas, gases, prisão de ventre seguida de diarreia, sensação de estufamento, dores abdominais, dentre outros, podem estar relacionados a diversos tipos de doença do trato intestinal, incluindo a Síndrome do Intestino Irritável (SII).

Síndrome do Intestino Irritável

SII: sintomas e tratamento

Sobre a Síndrome

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a SII não é uma doença infecciosa. Na verdade, ela é considerada uma doença funcional, ou seja, sem presença de lesões ou inflamações que a justifiquem. Por isso é usada a palavra síndrome, que caracteriza uma série de sintomas. Durante muito tempo, a medicina acreditou que esses sintomas eram de ordem emocional, mas, hoje em dia, sabe-se que o intestino pode funcionar mal mesmo sem a existência de infecções.

Os Sintomas

Como dissemos, os sintomas da SII são os mesmos de outros problemas intestinais. Por essa razão, é fundamental que um médico analise bem a situação antes de dar um diagnóstico. Para que se tenha certeza de que se trata da Síndrome do Intestino Irritável, é necessário que outras doenças, como a colite e a doença de Crohn sejam descartadas por meio de exames. Caso você apresente qualquer um dos sintomas mencionados acima, procure um especialista.

SII e Alimentação

Muitas desses sintomas estão associados a alimentação. O consumo de  trigo, centeio, cevada, chocolate, laticínios, álcool e bebidas que contêm cafeina podem agravá-los. Por outro lado, alimentos ricos em fibras (frutas, vegetais e cereais integrais) e ingestão de 6 a 8 copos de água por dia podem contribuir bastante para o alívio do problema. Assim, vale a pena consultar um nutricionista para que ele receite uma dieta adequada ao paciente que sofre com SII.

Chá de Hortelã

Estudos mostram que o chá de hortelã agir como um tratamento auxiliar para a Síndrome do Intestino Irritável. Em nosso intestino, a planta funciona como um analgésico natural, amenizando as dores. Além disso, a infusão alivia as cólicas e a diarreia. A dica é tomar 1 xícara do chá antes das principais refeições todos os dias.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email