Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Caspa Pega? Entenda o que é a Caspa

Você que já foi surpreendido por um série de pontos bancos sobre os ombros ou mesmo na raiz dos cabelos, conhece bem o incômodo provocado pela caspa. Com sintomas bastante comuns, difícil mesmo é identificar a causa e o tratamento adequado, para aliviar o desconforto. Existem muitos mitos e verdades sobre o assunto, além de muitas dúvidas envolvendo o contágio dessa descamação.

O que é Caspa?

A caspa é uma descamação do tecido do couro cabeludo decorrente do processo de inflamação da pele, que provoca ressecamento e faz com que ela se desprenda, dando origem aos flocos brancos que vemos à olho nu.

Também conhecida como seborreia, a caspa pode ser provocada por diversos motivos, incluindo, uma predisposição genética ou hormonal que em alguns casos, pode exigir tratamento médico.

Vale ressaltar que como toda alteração no nosso corpo, a caspa também possui estágios que podem variar de leve à grave. Caso seu sintoma seja leve, pode ser tratado por meio de shampoo e outros métodos para a eliminação da irritação.

Se seu caso for dos níveis médio ou grave, procure um médico ou especialista para que seja identificado a origem do problema e em seguida, se dê início a um tratamento específico.

Caspa é contagioso?

O contágio é um grande mito entre as pessoas que sofrem desse mal. Como já foi dito aqui, a caspa é um sintoma que pode ser agravada por fatores externos. Porém, não é contagiosa. Em outras palavras, conviver com alguém que apresente o sintoma não irá fazer com que você pegue a doença.

Existem alguns fatores que podem interferir na maneira como a caspa se manifesta, podendo até mesmo agravá-la. O primeiro é a má higienização – um hábito que irá agravar o aparecimento das caspas, pelo simples fato de a sujeira, por si só, irritar a pele.

Não lavar os cabelos com a frequência correta aumenta a oleosidade do couro cabeludo e promove a famosa coceira, além do mal cheiro e quando aliados irão irritar a pele e induzir o aparecimento dos flocos branco.

Também devido a possível irritação na pele, procedimentos químicos podem ser os responsáveis por intensificar o surgimento da descamação em quem não sofre com o problema. Além de ser capaz de agravar os sintomas em pessoas que já sofrem com a caspa.

O estresse, por sua vez, descontrola diversas atividades do metabolismo humano, incluindo as glândulas sudoríparas. Com isso, aumentando a oleosidade do couro cabeludo e intensificando o surgimento e a intensidade da descamação da pele do couro cabeludo.

caspa

Caspa pega? Entenda!

Tratamento da Caspa

Não existe uma cura, cientificamente comprovada, para a caspa. Entretanto, se você sofre desse mal resta criar o hábito de cuidar dos cabelos para evitar qualquer tipo de irritação e consequentemente, o aparecimento dos flocos. Alguns hábitos simples que servem tanto para tratamento da caspa quanto para evitar que o sintoma se manifeste são:

Lavar o cabelo corretamente: Nesse caso podemos apontar tanto a temperatura da água, que deve ser morna ou fria. Quanto para a melhor maneira de esfregar os fios do cabelo, que deve usar as pontas do dedo, nunca as unhas para fazer movimentos circulares, essa é uma forma de aumentar a circulação sanguínea no local e reduzir o ressecamento. Por último, lave o cabelo com certa frequência, o número de vezes em uma semana vai variar de pessoa para pessoa e depende muito da rotina e da oleosidade do cabelo. O importante é manter o couro cabeludo sempre limpo e saudável.

Ficar com o Cabelo Úmido: Apesar de ser importante manter o cabelo limpo e por isso é interessante lavar com certa frequência, ficar com o couro cabeludo úmido pode ser prejudicial. Então ao molhar o cabelo procure secá-lo o mais rápido possível e nunca durma com ele molhado.

Shampoo para Caspa: Outro fator que ajuda muito é adotar o uso de shampoos específicos para esse tipo de tratamento, assim você estará sempre mantendo o sintoma sob controle.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email