Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O que é bom para Prisão de Ventre? 3 Dicas para mudar seus hábitos

Uma situação bem chata, preocupante e incômoda é a chamada prisão de ventre. As causas desse problema são diversas e as formas de tratamento também. Hoje vamos falar sobre o que fazer para aliviar a prisão de ventre e regularizar o trânsito intestinal.

É preciso lembrar que o que caracteriza a prisão de ventre é passar longos períodos sem evacuar. O que significa um longo período depende de pessoa para pessoa. Podemos considerar uma frequência normal, se o indivíduo frequentar o banheiro de 3 vezes ao dia até 3 vezes na semana. O mais importante é que as fezes saiam com aparência saudável e sem incômodos.

Mude sua alimentação

Uma dica super valiosa para quem está nessa situação é criar uma dieta rica em fibras, esses alimentos possuem característica químicas que ajudam no trânsito intestinal e irão auxiliar na sua recuperação. Para elevar a porcentagem de fibras na sua alimentação dê preferência à grãos, folhas com o tom verde escuro e algumas frutas.

A seguir você terá acesso a uma lista com 20 exemplos bastante conhecidos desses tipos de alimentos, veja:

Alimento Fibra por 100g Alimento Fibra por 100g
Feijão Preto 16g Macarrão Integral 2,8g
Aveia 15,4g Beterraba 2,8g
Lentilha 8g Brócolis 2,6g
Grão de Bico 6g Espinafre 2,2g
Pão Integral 6,8g Acelga 1.6g
Abacate 6,7g Arroz Integral 1,8g
Granola 6,1g Pimentão 1,7g
Couve 2g Rúcula 1,6g
Damasco 2g Alface 1,3g
Cenoura 2,9g Abóbora 0,5g

Beba mais água

Outro meio importante para o tratamento da prisão de ventre é a ingestão de líquidos. Uma das prováveis causas para esse mal é justamente a falta de hidratação, por isso faz parte do tratamento desse sintoma elevar a quantidade de água consumida.

Mas atenção, o recomendável aqui é o consumo de água, não substitua por sucos ou outras bebidas, inclusive bebidas naturais. Esses sucos e refrigerantes podem conter substâncias que piorem ainda mais sua situação, o próprio açúcar presente em sua composição é um desses ingredientes que precisão ser evitados.

Isso também não quer dizer que você só pode tomar água, existe algumas frutas, como a Ameixa por exemplo, que são benéficas a saúde e portanto podem ser consumidas. Consulte apenas se a fruta que você pretende comer é fonte de fibra ou de alguma outra substância que auxilie no funcionamento do intestino.

prisãodeventre

Prisão de Ventre veja opções de Tratamento

Crie uma Rotina

Um detalhe simples mas negligenciado por muitas pessoas é ter um horário correto para ir ao banheiro. É claro que esse horário não precisa ser muito rígido, caso sinta vontade em outros momentos do dia, o correto é não se privar do uso do banheiro.

Porém uma dica super valiosa aqui é criar momentos confortáveis, muitas pessoas se queixam de não conseguir ir ao banheiro fora de casa, ou quanto está em alguma situação que a deixe desconfortável. Por isso ter um momento correto, calmo e tranquilo para ir no banheiro pode ser uma medida simples mas de grande valia para o seu tratamento.

Remédios são a solução

Apesar de comum, a prisão de ventre pode ser um sinal importante de algo não vai bem. Para evitar complicações é importante saber qual é o momento de buscar um diagnóstico da sua causa, ou seja, qual a hora de procurar um médico. Tratamentos mais avançados também podem precisar da aplicação de remédios e substâncias especificas, por isso a prescrição médica é essencial.

Se sua prisão de ventre durar mais que três semanas, se você nunca passou por isso antes e agora o sintoma apareceu de maneira severa, se você perceber a presença de sangue em suas fezes ou se teve uma perca de peso considerável e sem motivo aparente. Em todas essas situações um médico precisa ser consultado imediatamente, pois esses sintomas podem indicar um problema mais sério em seu sistema digestivo.

Receitas e Naturais em seu email