Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

O que é bexiga hiperativa? Quais os sintomas e tratamentos?

Bexiga hiperativa é o nome dado a um conjunto de sintomas associados e é caracterizado pela alteração do comportamento da bexiga, onde seus músculos apresentam contração e relaxamento involuntários e de forma repentina. Estas contrações geram os sintomas associados a esse quadro de disfunção que são: aumento da frequência e urgência para urinar, chegando a ser oito vezes ou mais por dia; noctúria, que consiste na incontinência urinária noturna; e, em alguns casos, pode chegar a perda acidental de urina.

Diferentemente de infecção urinária, problemas de metabolismo e outros fatores que afetam o sistema urinário, a bexiga hiperativa pode estar ligada a problemas psicológicos como ansiedade e depressão.

Um quadro que afeta homens e mulheres de todas as idades e, principalmente, pessoas mais idosas, esta situação pode alterar a qualidade de vida, uma vez que a pessoa não se sente confortável fora de casa, sem saber se no local haverá banheiros disponíveis para uso.

No texto de hoje tentamos trazer de maneira clara e resumida como funciona o diagnóstico dessa doença e as principais frentes de tratamento para quem apresenta o sintoma. Se você é uma das diversas pessoas afetada pelo desconforto causado pela bexiga hiperativa e não sabe o que fazer a respeito, esse artigo foi feito para você, confira!

Como é Feito o Diagnóstico?

O diagnóstico pode ser feito através do estudo do conjunto de sintomas, principalmente a urgência urinária. Então, ao chegar no médico é necessário descrever os sintomas, sem constrangimento. Assim, exames serão feitos para descartar outras hipóteses que possam gerar os mesmos sintomas. Além disto, pode ser necessário um diário para rastrear os hábitos do paciente, com a finalidade de saber com qual a frequência o indivíduo vai ao banheiro durante o dia e a noite.

É importante, também, tentar rastrear a causa destes sintomas, para, caso seja necessário, haja o tratamento em conjunto (seja com psicólogo, fisioterapeuta). Não há nenhum estudo que comprove medidas efetivas para a prevenção da bexiga hiperativa. Porém, hábitos saudáveis como: evitar o uso de bebidas alcoólicas e o uso de cigarros; ter controle do consumo de cafeína e chocolate também auxiliam na redução do impacto dos sintomas da bexiga hiperativa.

banheiro

Bexiga Hiperativa: Entenda os sintomas e tratamento!

O tratamento

Como tratamento, além de chegar a causa da bexiga hiperativa, há um guia da Associação Americana de Urologia que divide o tratamento em 3 linhas:

  1. A primeira linha de tratamento possui como foco, medidas comportamentais, tais como: treinamento para controle vesical, controle da ingestão de líquidos, exercitação dos músculos do assoalho pélvico para melhor controle do mesmo.
  2. A segunda linha de tratamento é focada em medicamentos que auxiliam no controle da bexiga e pode estar ou não associado com a primeira linha de tratamento.
  3. A terceira linha de tratamento se baseia na permanência dos sintomas no paciente que fez o tratamento de primeira linha após 8 a 12 semanas ou a persistência dos sintomas em pacientes que utilizaram a segunda linha de tratamento após 4 a 8 semanas.

A terceira linha se baseia na ingestão de toxina botulínica tipo A no paciente e na estimulação periférica do nervo tibial ou na neuro modulação sacral. Algumas sugestões para quem precisa sair de casa por mais tempo e apresenta bexiga hiperativa, se baseiam na diminuição da ingestão de líquidos tempos antes de sair de casa e já procurar saber da localidade dos banheiros nos locais (como supermercados e restaurantes).

Assim como falamos em todos os textos a respeito de alguma doença, vale sempre ressaltar que de maneira alguma as informações contidas aqui substituem a consulta com um médico ou especialista, desta forma, caso você apresente os sintomas, procure atendimento médico.

Receitas e Naturais em seu email