Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tratamento Para Acabar com Carrapatos e Pulgas

Você já ouviu falar na doença do carrapato? Isso mesmo! O carrapato é capaz de transmitir doenças, que pode m ser muito graves. Ele não deve ser visto somente como um inseto que incomoda e causa coceira. Os problemas podem ser mais graves do que isso.

Há alguns dias, acompanhei o resgate de uma cachorrinha de rua que estava infestada com carrapatos. Provavelmente a infestação se deve à falta de banho e cuidados higiênicos, já que o animalzinho vivia nas ruas.

O exame de sangue que foi feito pela veterinária acusou a erliquiose (doença do carrapato). Trata-se de uma doença gravíssima e, muitas vezes, fatal, causada por bactérias do gênero Erlichia. Ela ataca as células do sangue, causando anemia e um quadro infecioso muito grave.

Como Evitar

Como a doença é transmitida pelo carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus), é importante controlar a infestação do parasita, principalmente no verão, quando os surtos são mais comuns. Os cachorros devem tomar banho com frequência (o indicado é uma vez por semana) e, se possível, deve-se usar shampoos e sabonetes sarnicidas e carrapaticidas, ou seja, produtos que ajudam a matar carrapatos, pulgas e outros parasitas. Deve-se preocupar também com o local onde o cãozinho vive, como a casinha, a cama onde dorme e o quintal onde vive. Esses locais devem estar sempre limpos e bem cuidados, livre de acúmulo de lixo, o que ajuda na proliferação dos parasitas.

Para conter a proliferação dos carrapatos, algumas receitas caseiras são eficazes. Hoje ensinaremos você a preparar três delas: duas para aplicar no bichinho de estimação e outra para o ambiente onde ele costuma ficar. Além de afastar os carrapatos e pulgas, as receitas também ajudam a prevenir a erliquiose.

Receita 1: Repelente Caseiro

Você vai precisar de:

  • 1 punhado de folhas de capim-limão
  • 100 ml de álcool de cereais
  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 1 borrifador

Pegue as folhas de capim-limão e esmague bem até começar a sair o sumo verde. Depois junte o álcool e mexa. Coloque tudo em um recipiente com tampa e deixe descansar por 24 horas. No dia seguinte, acrescente a água e o sal, misture bem e coloque a mistura em um borrifador. Aplique no animal e, nos próximos dias, os carrapatos começarão a cair.

Receita 2: Banho de Vinagre

Carrapatos

Carrapatos

Você vai precisar de:

  • 1 litro de água
  • 1 litro de vinagre de maçã

Basta misturar a água com o vinagre em um balde. Depois de dar banho em seu animalzinho, jogue esta mistura, como o pelo ainda molhado e deixe secar. Se houverem áreas muito afetadas pelos carrapatos, pode-se umedecer um pano com a mistura e segurar no local por alguns minutos. Os carrapatos começam a se soltar sozinhos.

Receita 3: Desinfetante Para o Ambiente

  • 5 litros de água
  • 1 copo de vinagre branco
  • 1 copo de cloro
  • 1/2 copo de sal

Coloque todos os ingredientes em um balde e misture bem. Umedeça um pano limpo com a mistura e aplique, com a ajuda de um rodo, no ambiente onde o animal costuma ficar. Se for necessário, passe também nas paredes e na casinha do seu bichinho de estimação. O processe de limpeza pode ser repetido uma vez por semana, até que infestação acabe.

Receitas e Naturais em seu email