Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Dicas e Remédios Caseiros para Acabar com o Piolho

Quem tem criança em casa sabe muito bem o quanto os piolhos são um problema desagradável. Infelizmente, na fase escolar é muito comum que os pequenos peguem esses bichinhos na cabeça. Eles se alimentam de sangue e botam seus ovos (as lêndeas) nos fios de cabelo. Causam coceira e se a criança tiver alergia pode ter reações piores.

O ideal é evitar que os piolhos cheguem até a cabeça das crianças. Para isso, oriente seus filhos a não ficarem tão próximos aos coleguinhas, evitando encostar a cabeça e emprestar ou pegar emprestados chapéus e bonés. Os piolhos passam de uma cabeça para outra facilmente.

Para as crianças com cabelos longos, o ideal é ir para a escola como os cabelos presos em um coque ou rabo de cavalo. Os cabelos curtos têm menores chances de pegar piolho e todos devem ter uma boa higiene, lavando os cabelos com frequência.

Os pais devem observar a cabeça dos filhos frequentemente, se for observada a presença dos piolhos ou de seus ovos, os mesmos devem ser retirados.

Dicas para Acabar com o Piolho

Existem muitos produtos industrializados que matam os piolhos e as lêndeas, mas alguns podem causar reações alérgicas nas crianças. É preciso ter cuidado ao comprar esses produtos. De preferência, consulte um médico antes de utilizar qualquer tipo de medicamento.

Mas quem prefere os tratamentos naturais, pode encontrar nas plantas e em outros produtos naturais a solução para acabar com esses bichinhos.

Chá de Arruda

O chá de arruda pode eliminar os piolhos e ainda acalma a coceira no couro cabeludo. Faça o chá usando 40g de folhas de arruda e 1 litro de água. Ferva a água e depois acrescente as folhas de arruda. Desligue o fogo e deixe em infusão por 10 minutos. Depois que amornar, jogue o chá na cabeça, tendo cuidado de espalhar por todo o couro cabeludo e em toda a extensão dos fios. Se preferir, aplique o líquido com o auxílio de uma gaze ou algodão.

Enrole uma toalha na cabeça e deixe por 30 minutos. Depois, lave os cabelos com shampoo, passe condicionador e não enxágue ainda. Passe um pente fino nos cabelos, para retirar os piolhos e as lêndeas. O condicionador ajuda o pente a deslizar mais fácil. Depois é só enxaguar normalmente e deixar secar.

A região da nuca costuma ser a mais afetada

Spray de Citronela

A citronela tem um cheiro forte, que espanta os insetos, inclusive os piolhos. Para fazer o spray você vai precisar de:

  • 150 ml de glicerina líquida
  • 150 ml de tintura de citronela
  • 350 ml de álcool
  • 350 ml de água

Para preparar, basta misturar todos os ingredientes e colocar a mistura em uma embalagem com borrifador. Aplique diariamente nos cabelos e na raiz, deixando atuar por alguns minutos.

Mistura de Óleos

Alguns óleos são capazes de eliminar os piolhos e as lêndeas. Basta fazer uma mistura em proporções iguais de óleo de lavanda, óleo de hortelã-pimenta e óleo de eucalipto. Aplique em todo o couro cabeludo antes de dormir e deixe agir durante toda a noite. Pela manhã, é só lavar o cabelo com um shampoo para cabelos oleosos.

Álcool Canforado

O álcool canforado pode ser comprado em farmácias e lojas de produtos naturais. Mas se preferir, você pode comprar a cânfora separadamente e colocar alguns pedacinhos dentro do frasco de álcool. Deixe até que se dissolva completamente e depois borrife na cabeça da pessoa infestada de piolhos.

O produto pode ser usado mesmo depois que acabarem os piolhos, pois o cheiro evita que os bichinhos se aproximem novamente.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email