Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receitas Caseiras Para Urticárias

As urticárias são reações alérgicas que normalmente aparecem na pele. Os principais sintomas são o aparecimento de manchas vermelhas e coceira na região atingida. De acordo com a Wikipedia:

Urticária é o nome que é dado a um tipo de erupção cutânea, pruriginosa, caracterizada por placas salientes, que se assemelham às produzidas pela urtiga. O aparecimento de urticárias pode ser causado pelo contacto direto com substâncias alérgicas, como resposta do sistema imunológico à ingestão de algumas comidas ou pelo estresse, a urticária também é comum em pessoas imunodeprimidas como portadores da AIDS e outras doenças.

As receitas abaixo ajudam a aliviar os sintomas da urticária e reduzir o efeito da liberação de histamina. Se os sinais persistirem, é muito importante procurar um dermatologista rapidamente, pois eles podem indicar outros problemas de pele.

Urticária

Urticária

Banho de Aveia

A primeira receita só é indicada se você tem em casa uma banheira pra fazer um banho de imersão. Além dela, você vai precisar de:

  • 200 gramas de aveia
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema

O procedimento é o seguinte: encha a banheira com água morna. Depois acrescente as gotas do óleo essencial de alfazema. Entre na água e fique imerso por aproximadamente 20 minutos. A aveia vai ajudar a recuperar a pele e a alfazema alivia a coceira típica da urticária. Você pode tomar o banho de aveia todos os dias até que os sinais do problema desapareçam totalmente.

Máscara de Argila

A argila é um ingrediente excelente para quem está com problemas na pele. Nesse caso, você vai preparar uma máscara bem calmante com os seguintes ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de argila branca
  • 30 gramas de gel de babosa
  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã

A dica na hora de usar qualquer tipo de argila é fugir de recipientes e misturadores metálicos, que podem reagir quimicamente. Prefira uma espátula de madeira e um pote de plástico para misturar os ingredientes. Depois de mexer bem, você obterá uma passa homogênea. Aplique sobre a região atacada pelas urticárias e deixe agir por um período de 20 minutos. Depois enxágue com água morna e seque sem esfregar.

Compressa de Hidraste

O hidraste é uma planta medicinal com propriedades adstringentes e anti-inflamatórias. Por isso, esta receita de compressa é bem eficaz:

  • 2 colheres (sopa) de hidraste em pó
  • 2 colheres (chá) de mel

Se você não encontrar o hidraste em pó, soque as folhas secas em um pilão até triturá-las bem. Depois misture com o mel e aplique sobre a pele. Cubra com uma gaze e deixe agir por pelo menos 30 minutos. Repita esse procedimento de 2 a 3 vezes por dia enquanto a urticária estiver presente.

Chá de Camomila

O efeito calmante da camomila sobre a pele também é indicado para aliviar os sintomas da urticária. Os ingredientes são:

  • 2 colheres (sopa) de camomila
  • 1/2 litro de água

Ferva a água e depois despeje sobre a camomila. Mantenha em infusão durante 10 minutos e coe. Depois que o chá estiver bem frio, umedeça panos limpos com ele e coloque sobre a pele. Mantenha a compressa sobre a pele por cerca de 20 minutos. Assim como na receita anterior, a aplicação pode ser feita de 2 a 3 vezes por dia, até que a urticária desapareça completamente.

Outras Dicas:

  • O estresse é uma das causas do aparecimento da urticária. Por isso, é importante ter horários reservados no dia para atividades relaxantes e prazerosas;
  • Quando for tomar banho, prefira utilizar sabonetes neutros e não deixe a água muito quente. Na hora de se secar, não esfregue a toalha sobre a região atingida pelas urticárias para não agravar o problemas;
  • Compressas com leite frio ajudam a aliviar a coceira;
  • Busque se alimentar de forma adequada e inclua exercícios físicos no seu dia a dia.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email