Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receita Para Acabar Com as Pragas na Horta

Quem tem uma horta, mesmo que pequena, colhe saúde diariamente. As hortaliças e ervas plantadas em casa são mais fresquinhas, baratas e, o melhor de tudo, são totalmente livres de agrotóxicos. O grande problema é que algumas pragas, como o pulgão e as lagartas, insistem em destruir as hortas caseiras e ninguém quer recorrer a produtos químicos para mantê-las afastadas.

Portanto, se você procura uma receita natural e caseira para acabar com as pragas na sua horta orgânica, você está no lugar certo. As pragas nas hortaliças são muito comuns e a melhor forma é evitar, protegendo sua horta com telas que impeçam que moscas se aproximem, mas se não for possível, o combate com produtos naturais vai ajudar no controle das pragas. Desta maneira você estará fazendo o controle ecológico na sua horta, acabando com o risco de pragas e doenças na suas verduras.

A solução, surpreendentemente, pode estar guardada em nossa geladeira. Veja como preparar a receita caseira para combater as pragas de forma natural e econômica.

Receita contra Pragas na Horta

Couve com Pulgão

Couve com Pulgão

Ingredientes:

  • ½ kg de cebolas
  • 10 litros de água

Modo de preparo: Corte as cebolas em quatro partes e reserve. Em seguida, coloque a água em uma panela grande e acrescente as cebolas. Leve ao fogo brando e deixe cozinhar por trinta minutos. Desligue o fogo e espere amornar. Coe e guarde a mistura em um borrifador.

Aplicação: Com a ajuda do borrifador, espalhe o preparado de cebola pelas plantas da horta, principalmente naquelas mais atingidas. Repita a operação a cada quinze dias para acabar, definitivamente, com os ácaros, pulgões, lagartas, mineiros das folhas, mosca branca e outros bichinhos que danificam a horta.

Dica: Apesar da receita não conter nenhum componente químico é importante higienizar todas as hortaliças antes de consumir.

Higienização com limão: Você vai precisar de um limão e um litro de água. Basta cortar o limão em quatro partes e espremer para extrair todo o suco presente na fruta. Em seguida, coloque o suco em uma bacia com um litro de água. Após lavar os alimentos sob água corrente, deixe-os imersos nessa mistura. Para alimentos sensíveis, como: o alface, deixe agir por 5 minutos. Para os mais resistentes, como batatas: deixe agir entre 10 e 15 minutos.

Informações Adicionais

Se você ainda não tem uma horta caseira, veja como fazer uma, mesmo que em apartamento e usufrua dos benefícios de uma alimentação sem agrotóxicos. Escrevemos uma matéria orientando como cultivar uma horta, em casa ou mesmo em espaços apertados como apartamentos.

Para quem não tem muito espaço em casa e não tem como ter muitas variedades de produtos, como: as verduras e as hortaliças, outra opção é cultivar uma horta de plantas medicinais, como chás. Nós já falamos sobre as melhores ervas medicinais para cultivar em casa.

Fique atento aos falsos orgânicos, e evite a contaminação dos seus alimentos, por meio de uma adubação inadequada. Aprenda a fazer uma compostagem caseira e tenha cultive, em casa, alimentos sem agrotóxicos.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email