Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Plantas Tóxicas

Normalmente tratamos no Receita Natural sobre os benefícios que as plantas podem trazer para a nossa saúde. No entanto, algumas plantas também podem causar intoxicações graves, levando até mesmo à morte. Como afirma o ditado popular, às vezes a diferença entre o remédio e o veneno está na quantidade. Sendo assim, muitas ervas só são tóxicas ao nosso organismo se ingeridas com excesso. Existem outros casos em que apenas alguma das partes da planta apresentam alguma toxicidade.

Por isso, o uso de plantas medicinais no preparo de chás e remédios naturais deve ser feito com cautela. Para ajudar você, listamos as principais plantas tóxicas e os possíveis sintomas que podem causar.

Lista de Plantas Tóxicas

  • Beladona ou erva do diabo (Atropa belladonna): é uma das plantas mais tóxicas que podem ser encontradas na natureza. Dependendo da espécie, a ingestão da beladona pode até matar um homem adulto. Entre os sintomas da intoxicação estão as pupilas dilatadas, taquicardia, alucinação, visão borrada, garganta seca, constipação e retenção urinária.
  • Buchinha paulista ou buchinha do norte (Luffa operculata): é comumente utilizada como abortivo, por causar hemorragias e consequente morte do feto. Além da hemorragia, a ingestão da buchinha pode ocasionar dores abdominais fortes, coma e até a morte.
  • Copo de leite (Zantedeschia aethiopica): bastante utilizado como planta ornamental, o copo de leite pode causar asfixia se for ingerido ou lesão na córnea se entrar em contato com os olhos.
  • Espirradeira (Nerium oleander): todas as partes da espirradeira são consideradas como tóxicas. A ingestão da planta ocasiona náusea, vômito, diarreia, cólicas, distúrbios neurológicos e cardíacos.
  • Mandioca Brava (Manihot esculenta): o ácido cianídrico, encontrado na mandioca brava, é altamente venenoso. Para cortar seu efeitos tóxicos, é preciso submeter a planta a altas temperaturas. Por isso, esse tipo de mandioca é normalmente utilizados para produzir farinha.
  • Outras plantas tóxicas: aroeira, comigo-ninguém-pode, chapéu-de-napoleão, coroa-de-cristo, bico de papagaio, mamona e urtiga.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email