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Granola

A granola é um cereal matinal rico em nutrientes e, por isso, excelente para saúde. Os componentes da granola variam de acordo com o fabricante e a preferência de quem consome, mas normalmente possui cereais, frutas e oleaginosas entre seus ingredientes. Por isso, a granola é rica em vitaminas A, B e C, proteínas, minerais, ácidos graxos e fibras.

Devido às fibras solúveis e insolúveis, o consumo regular de granola auxilia no bom funcionamento do intestino, na ação da flora bacteriana e na redução do apetite.  Além disso, o selênio e o zinco tem ação antioxidante e retardam o envelhecimento de nossas células, ao passo que os ácidos graxos insaturados melhoram o sistema circulatório como um todo.

A maior parte dos ingredientes da granola possui efeitos positivos sobre a nossa saúde. Conheça um pouco mais sobre as propriedades desses componentes.

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Aveia

A aveia é um cereal muito nutritivo, sendo rico em fibras, proteínas, ferro, cálcio carboidratos e vitaminas. Diferentes estudos comprovam que a ingestão da aveia auxilia na redução dos níveis de colesterol e pressão sanguínea. Outro benefício da aveia é a perda de peso, associada principalmente às fibras solúveis, que aumentam a sensação de saciedade.

Castanhas e nozes

As castanhas, nozes e outras oliaginosas possuem em sua composição gorduras essenciais para a nossa saúde. Por isso, ajudam na redução dos níveis de colesterol no sangue, melhoram a circulação sanguínea e combatem as doenças cardíacas. Além disso, possuem também substâncias que funcionam como antioxidantes naturais, aumentando as defesas do organismo.

Frutas secas

As frutas secas possuem alto valor nutritivo. A ameixa seca é fonte importante de vitaminas, fibras e minerais, bem como a bananas passas e os damasco seco. Por esse motivo, além de contribuírem para uma dieta saudável, esses alimentos reduzem os riscos de doenças, tais como anemia, hipertensão e infecções.

Consumo

Por todos esses benefícios, o consumo de granola é recomendado por especialistas em nutrição. No entanto, é preciso destacar que comer granola não é o suficiente para obter ganhos visíveis à saúde. É necessário que o consumo do cereal seja acompanhado de uma dieta equilibrada para que se possa usufruir desses benefícios. Também cumpre ressaltar que a granola é um alimento calórico e normalmente leva açúcar. Por isso, deve ser evitado por diabéticos e pessoas que desejam emagrecer.

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